Redução de custos, otimização do tempo e melhor aproveitamento dos recursos adotados. Com esse propósito, nesse último mês de agosto, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, completou pouco mais de um ano da aquisição de três tratores e de uma patrol (motoniveladora) para ajudar no trabalho dos agricultores da área rural do município. Nesse período, uma média de 180 famílias, por mês, foram beneficiadas com o uso das máquinas. No total, os equipamentos foram utilizados em 15 diferentes engenhos do Jaboatão.
Entre as atividades desenvolvidas pelas máquinas agrícolas para facilitar o trabalho dos agricultores, as atribuições de roçar (cortar) o mato; de fazer sulcos na terra para o plantio; de caçambas para carrega materiais e produtos como adubos; e de silagem (cortar e triturar a vegetação para transformar em alimento dos animais). No caso da patrol, o equipamento é utilizado no nivelamento das estradas na Zona Rural do município, compactando a terra e criando valas nas laterais, servindo de canaletas para a linha d'água. Por mês, em condições favoráveis de clima, o maquinário pode trabalhar em até 20 km de estradas.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão dos Guararapes, Roberto Abreu e Lima, a aquisição do maquinário foi um importante avanço da gestão do prefeito Mano Medeiros. "A atual gestão sempre buscou beneficiar os agricultores do município. Eles tinham um custo muito alto no trabalho de plantio. Com as máquinas, eles recebem uma ajuda muito importante no trabalho diário de preparar e cuidar da terra. Além das benfeitorias realizadas nas estradas da Zona Rural para que possam fazer os deslocamentos diários com tranquilidade e segurança", pontuou.
Segundo estimativas da gestão municipal, a contratação do aluguel de um trator por conta do agricultor é de aproximadamente R$ 400 por duas horas de trabalho. Já a patrol é de cerca de R$ 4 mil por diária. Os maquinários são utilizados por operadores contratados pela Prefeitura. As máquinas ajudam as famílias de agricultores rurais no plantio e colheita de produtos como: macaxeira, feijão, milho, batata-doce, inhame, mandioca, hortaliças, banana, maracujá, etc.
Natanael Pedro de Souza é um dos agricultores beneficiados pelos transportes. Proprietário de um terreno no Engenho São Salvador, o trabalhador reforça as vantagens das máquinas. "Essa foi uma grande conquista para o homem do campo e que nós nunca vamos esquecer, pois a economia com a chegada desses equipamentos é enorme", disse o agricultor, que tem uma terra cultivada de aproximadamente três hectares.
Além do Engenho de São Salvador, os tratores e a patrol também são disponibilizados para as localidades de Camarço, Duas Unas, Fazenda Suassuna, Goiabeira, Macujé, Muribequinha, Palmeira, Pedra Lavrada, Penanduba, Penandubinha, Rico, Santana, São Joaquim e São Pedro.
Foto: Divulgação