Entrevista foi concedida durante programação da Folha FM
Na sexta-feira (23), o secretário de Comunicação de Igarassu, Alex Moriá, deu entrevista à Rádio Folha FM, ao radialista Neneo Santos, para divulgar a retomada da tradicional Buscada de Nova Cruz, que teve início às 18h da sexta (23), com concentração às margens do Rio Timbó. A iniciativa religiosa e cultural voltou a integrar o calendário do município após um período de interrupção.
Durante a entrevista, Alex Moriá ressaltou que a Buscada é uma tradição centenária, datada de 1889, quando pescadores e moradores de Nova Cruz se deslocaram até o Porto do Recife para buscar a imagem de Nossa Senhora das Dores, em uma travessia pelo mar e pelo rio. Segundo o secretário, o evento se consolidou ao longo do tempo como um importante ato de fé, devoção e identidade cultural da comunidade.
O secretário destacou que a retomada da Buscada se dá por iniciativa da Paróquia Santa Luzia com apoio da gestão municipal através da secretaria de Patrimônio Histórico, Cultura e Turismo, a Secretaria de Lazer, Esportes e Juventude e a Secretaria se Comunicação e Imprensa.
Para o porta-voz da gestão , o retorno da celebração permite que moradores mais antigos revivam a tradição e que as novas gerações conheçam e preservem esse patrimônio imaterial.
Na entrevista, Moriá também apresentou a programação completa do evento, que segue até o domingo (25), com procissões terrestres e marítimas, celebrações religiosas e momentos de devoção. Ele reforçou que a Buscada não se trata de um evento festivo ou de entretenimento, mas de uma manifestação religiosa e tradicional, voltada à fé e à memória coletiva da comunidade de Nova Cruz.
Além do aspecto religioso, o secretário aproveitou o espaço para destacar o potencial histórico, cultural e turístico de Igarassu, citando o patrimônio arquitetônico, o turismo religioso, náutico e de natureza, além da gastronomia local, especialmente nas margens do Rio Timbó. Segundo ele, a Buscada também contribui para valorizar o território e incentivar a visitação responsável à região.
Foto: Gustavo Guerra
