A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio do Espaço Vida Marinha (EVMar), equipamento municipal de educação ambiental, inaugura uma nova exposição voltada à conscientização da população sobre os tubarões, com objetivo de mitigar os incidentes com esta espécie. A iniciativa amplia o conteúdo educativo do espaço e reforça o compromisso da gestão com a ciência, a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.
A nova mostra é realizada em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental Professor Fábio Hazin (NEA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A exposição tem novas peças e informações que aprofundam o conhecimento sobre os tubarões e o ecossistema marinho, com uma abordagem didática, acessível e interativa para públicos de todas as idades.
Além da exposição, haverá a distribuição do livro paradidático “Tubalina e os mistérios dos mares de Pernambuco” para comerciantes da área e o sorteio de exemplares para os visitantes do EVMar. A obra apresenta, de forma lúdica, conceitos científicos ligados ao mar e à biodiversidade, contribuindo para a formação ambiental da população.
O prefeito Mano Medeiros destacou a importância da iniciativa. “Educação ambiental é um investimento no presente e no futuro. O Espaço Vida Marinha é um equipamento estratégico para formar consciência, proteger o nosso litoral e aproximar a população da ciência. Essa nova exposição fortalece o papel do Jaboatão como referência em ações educativas e de cuidado com o meio ambiente”, afirmou.
A gestora do programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), Andréa Medeiros, ressaltou o valor das parcerias institucionais. “Quando a Prefeitura, a universidade e outros parceiros caminham juntos, quem ganha é a sociedade. Estamos levando informação de qualidade para as pessoas e ajudando a preservar o meio ambiente. Como educadora, reconheço a importância dessa iniciativa e defendo o conhecimento como algo valioso, principalmente para as crianças. Aprender de forma lúdica, leve, é muito importante para esse público”, completou Andréa Medeiros.
A ação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), por meio do edital que trata de “Projetos Orientados a Missões: Educação Ambiental e Divulgação Científica para a Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernambuco”, o que permite que a iniciativa alcance toda a Região Metropolitana do Recife.
O Espaço Vida Marinha segue aberto ao público,das 9h às 16h, de terça a domingo, na avenida Beira Mar,90, Piedade - Jaboatao dos Guararape, e se consolida como um dos principais equipamentos de educação ambiental do município.

