
As voluntárias selecionadas serão convidadas a realizar avaliações e procedimentos fisioterapêuticos seguros, não invasivos e previamente explicados
O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFisioterapia) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está recrutando voluntárias para uma pesquisa de mestrado que investiga estratégias fisioterapêuticas para a recuperação de mulheres no período pós-parto de cesariana. O estudo está sendo desenvolvido pela mestranda em Saúde da Mulher Vitória Mello, sob orientação da professora doutora Caroline Wanderley, docente do PPGFisioterapia.
A pesquisa tem como objetivo avaliar se o uso de bandagem elástica compressiva (tapping) e de vestimentas compressivas, como calcinhas pós-parto, pode contribuir para a redução da dor e para a melhora da cicatrização da incisão cirúrgica, além de verificar se há superioridade entre essas intervenções. A proposta busca ampliar o conhecimento científico e qualificar a assistência fisioterapêutica oferecida às puérperas.
As mulheres interessadas em participar devem, inicialmente, responder a um questionário de triagem (disponível aqui). O formulário tem como finalidade verificar os critérios de elegibilidade para o estudo. Após essa etapa, as voluntárias selecionadas serão convidadas a realizar avaliações e procedimentos fisioterapêuticos seguros, não invasivos e previamente explicados, conforme protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
Mulheres que desejarem mais informações ou tiverem interesse em participar podem entrar em contato com a pesquisadora responsável pelo e-mail vitoria.mello@ufpe.br ou pelo telefone (81) 98601-7547.