O Festival Pernambuco Meu País de Verão chegou ao Litoral Sul nesta sexta-feira (16), aberto pela governadora Raquel Lyra. O município de São José da Coroa Grande recebe o festival até domingo, com uma ocupação na rede hoteleira que supera 95% na cidade, além de grande movimentação nas cidades circunvizinhas, dados consolidados pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Após passar por Camaragibe, Recife e Jaboatão dos Guararapes, o festival transformou a Praça Constantino Gomes, no centro de São José da Coroa Grande, em palco para grandes nomes da música e artistas da cena local e nacional. A governadora acompanhou a festa e cumprimentou o público presente.
“A gente vê o Litoral Sul em festa. O festival movimenta a cidade, com quase 100% da rede hoteleira ocupada, gerando emprego e renda na região. São grandes investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco. As estradas que chegam até aqui garantem mais segurança, mais tranquilidade e mais conforto para as pessoas circularem. Tudo isso gera oportunidades e leva alegria ao coração das pessoas. A rede hoteleira está lotada, os bares e restaurantes cheios”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
A noite desta sexta contou com as apresentações do Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Ed Carlos, Nena Queiroga, O Grande Encontro, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, José Augusto e, durante os intervalos, DJ Bode. Após passar por São José da Coroa Grande, o festival chega ao Litoral Norte, na Ilha de Itamaracá, de 30 de janeiro a 11º de fevereiro.
Presente no festival, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, afirmou que, quando se fala do Festival Pernambuco Meu País, não se trata apenas da festividade em si, mas também do desenvolvimento econômico do município. “A cidade está com 95,75% de ocupação hoteleira, o que acaba movimentando também todas as cidades vizinhas. É o Governo de Pernambuco trabalhando de norte a sul, de leste a oeste, levando muita alegria ao povo pernambucano”, destacou o presidente.
O prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa de Andrade, ressaltou a importância da chegada do festival ao município. “Um evento desse porte tem uma dimensão muito grande, porque não movimenta apenas o entretenimento, mas também a economia. Tudo isso nos deixa muito feliz, porque o maior objetivo é servir à população”, frisou o gestor municipal.
Só na edição de inverno, realizada entre julho e setembro de 2025, o festival movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades de Salgueiro, Triunfo, Buíque, Bezerros, Taquaritinga do Norte, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde, Riacho das Almas e Caruaru.
Acompanharam a agenda os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e France Hacker; os prefeitos Diego Cabral (Camaragibe), Mirella Almeida (Olinda), Júnior de Beto (Palmares) e Ridete Pellegrino (Jaqueira); assim como a presidente da Fundarpe, Renata Borba; além de vereadores e lideranças locais.
Fotos: Miva Filho/Secom
Foto: Cláudio Ebson/Secom (Imagem aérea)

