Novo equipamento fica na Perimetral Urbana, próximo à Ponte Preta, e é mais uma área pública que é valorizada pela gestão municipal para que as pessoas desfrutem de mais um ambiente de lazer e atividade física
Além de preservar o habitat natural das capivaras e tantas outras espécies, além de árvores que estavam fadadas a serem derrubadas, o Bosque das Capivaras chega como um local para preservação ambiental, prática de atividades físicas e convivência das pessoas.
A inauguração aconteceu na tarde da quarta (14), com a presença de servidores públicos municipais e moradores.
O espaço tem uma charmosa pérgola de madeira com bouganville na entrada, uma guarita adequada para os funcionários que cuidarão do bosque, com banheiro e local para guardar os equipamentos que serão usados para a manutenção do novo espaço público, além de pista para caminhada e bancos.
Aguinalda Amorim, aposentada, é moradora da área central e é uma das grandes beneficiadas pela entrega da obra. Ela estava acompanhada de Juju, uma capivara de pelúcia da neta dela que conquistou todos que estavam na inauguração. “A fama daqui era terrível, a gente tinha que fazer um arrodeio porque aqui, no final de tarde, era um problema. Aqui era cheio de garrafa de bebida, por isso era chamado de boteco. E a beleza que tá ficando isso aqui, as capivaras, que antes era tudo sujo, no meio do lixo e de repente virou atração. Estou felicíssima com este espaço e à noite é uma maravilha. Quero parabenizar a gestão. Eu como idosa estou me beneficiando muito com os projetos da prefeitura, uma maravilha, porque eu não me considero vovózinha, sou uma jovem de 71 anos que faz ginástica no Parque Janelas para o Rio, que caminha”.
O prefeito Joselito Gomes disse: “quanto mais você cuida de arborizar a cidade, melhora o clima, fica um ambiente mais agradável para que as pessoas estejam circulando. Aqui nós tínhamos o Bosque dos Universitários já há algum tempo e tudo necessita de cuidado e aquilo que a gente não cuida, acaba. Então veio o momento de olhar para esse ambiente e ver as melhorias que precisávamos realizar aqui para que as pessoas que transitam por aqui estivessem seguras e tranquilas em meio a esse ambiente natural. O trabalho foi feito com foco, com responsabilidade, determinação, a Secretaria de Obras olhou para esse ambiente e hoje estamos fazendo a entrega com o nome Bosque das Capivaras, um ambiente em que as pessoas estão elogiando, parabenizando, quem mora aqui no entorno agradecendo, porque o ambiente aqui estava naquele abandono, naquele desprezo, sujeito a vários tipos de violência, como de fato aconteceu, e hoje com uma iluminação, com cuidados com vigilância tudo ficou bem melhor”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)

