Operação visa conscientizar e orientar moradores a descartar de forma correta o lixo sólido
A partir desta sexta-feira (16), a Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes, por meio de uma força tarefa com várias secretarias, realizou uma operação para conscientização sobre o correto descarte irregular de resíduos sólidos. A ação também fiscaliza e autua situações de descarte irregular.
O objetivo da ação é fazer o recolhimento de resíduos em lugares impróprios, como vias públicas e terrenos baldios. A medida prevê ações que busquem a responsabilização dos autores quando houver prejuízo ao meio ambiente e, em alguns casos, à drenagem das vias públicas.
As medidas seguem orientação do prefeito Mano Medeiros, que prega a transformação do Jaboatão dos Guararapes em um lugar melhor para se viver. “Vamos trabalhar para ter ruas e canais limpos, com o descarte dos resíduos nos locais apropriados”, disse Mano Medeiros.
Além disso, a operação busca fortalecer a prevenção da saúde pública no município, com o fim de focos de resíduos e lixos descartados de forma irregular, em locais inadequados. Esses resíduos podem trazer transtornos à população, evitando contaminações e doenças como a leptospirose e outras.
Inicialmente, a operação é de orientação, mas também fará notificações e a retenção de veículos de infratores. Nesses casos, os proprietários estão sujeitos a multas a partir de R$ 5 mil e até R$ 50 mil. Foram verificados descartes e todos os responsáveis foram notificados pela má conduta do descarte. Durante todo o ano, diversas ações de combate e fiscalização serão realizadas em várias regionais do município, a fim de evitar e inibir a prática criminosa do descarte irregular, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n.º 9.605/1998), que prevê multas e até reclusão para quem polui ou causa danos ambientais.
Em breve, a população de Jaboatão contará com plataformas que vão facilitar ainda mais a remoção de descartes de móveis, como sofás e eletrodomésticos, onde os moradores poderão acionar os órgãos de limpeza urbana e poderão descartar os objetos com data e hora sob agendamento.
