Projeto financiado pela Supercult é vencedor da etapa estadual da Premiação do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

Antônio Assis
0

Prêmio reconhece a conservação do acervo do primeiro coletivo de Arquitetura do Nordeste formado exclusivamente por mulheres

O projeto “Acervo de arquitetura: conservação, restauro e digitalização de documentos iconográficos”, financiado pelo Programa de Estímulo à Cultura (PEC), da Superintendência de Cultura (Supercult) da UFPE, foi vencedor da etapa local departamental do IAB/PE da Premiação Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), iniciativa voltada ao reconhecimento e ao estímulo da excelência da produção arquitetônica brasileira.

A proposta está entre os 13 projetos selecionados que avançam para a etapa nacional da premiação e integra o Eixo Nacional 4 (cultura arquitetônica), que contempla ações de produção, reflexão e difusão em arquitetura e urbanismo, com ênfase no desenvolvimento técnico-científico e em impactos significativos nos processos sociais, econômicos, étnico-raciais, de gênero e sexualidade, culturais e ambientais. O resultado final da etapa nacional será divulgado até 31 de março de 2026.

O projeto premiado tem como foco a preservação do acervo do escritório “Arquitetura 4”, primeiro coletivo de arquitetura formado exclusivamente por mulheres no Nordeste, com atuação entre 1972 e 1997. A proponente é a arquiteta Guilah Nasiavsky, formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que coordena uma equipe composta por 14 profissionais, responsáveis pelas diferentes etapas de execução da iniciativa.

Viabilizado com recursos do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) - iniciativa da Supercult voltada ao apoio e financiamento de projetos culturais na UFPE -, no valor de R$ 8.400,00, o projeto possibilitou a realização de ações de conservação, higienização, restauro e digitalização do acervo do escritório “Arquitetura 4”. O financiamento permitiu também a contratação de profissional especializada em conservação de documentos em papel, além da aquisição de materiais específicos para garantir a preservação adequada do conjunto documental.

TRAJETÓRIA DO ACERVO - O acervo do escritório “Arquitetura 4” foi incorporado ao Laboratório da Imagem da Arquitetura e Urbanismo (LIAU/UFPE) em 2019, por iniciativa do professor Gilson Gonçalves Miranda. Desde então, estudos de catalogação e ações contínuas de preservação vêm sendo desenvolvidas. Em setembro de 2024, com a aprovação do projeto de restauro no Edital Supercult/UFPE, foi possível executar mais uma etapa: ao todo, foram preservados mais de 300 projetos arquitetônicos e aproximadamente 1.800 documentos iconográficos, entre desenhos feitos à mão, croquis, registros construtivos, perspectivas, fotografias, slides e publicações. Os documentos, produzidos em diferentes suportes e técnicas, estão disponíveis para pesquisa científica e para consulta pública por meio do site do laboratório.

A premiação reforça o papel do Programa de Estímulo à Cultura (PEC) como instrumento de fomento da Supercult/UFPE a iniciativas que articulam cultura, memória, pesquisa e preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro. A conquista também coloca em evidência o trabalho do Laboratório da Imagem da Arquitetura e Urbanismo (LIAU/UFPE), especializado na conservação de acervos de Arquitetura, e destaca a qualidade da formação da UFPE, uma vez que todas as arquitetas que integraram o escritório “Arquitetura 4” são ex-alunas da Universidade e desenvolveram uma prática profissional sensível à cultura local, pautada por critérios de sustentabilidade e adaptação às condicionantes tecnológicas, geográficas, culturais e climáticas do Nordeste brasileiro.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)