Professor da UFPE é indicado como membro titular de comissão ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde

Antônio Assis
0

Paulo Goes foi indicado pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno) para o triênio 2025-2028

O professor Paulo Goes, do Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi indicado como membro titular da Comissão Intersetorial de Políticas de Promoção da Equidade (Cippe) para o triênio 2025-2028. A indicação foi feita pela Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno). Vinculada ao Ministério da Saúde por meio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), a comissão acompanha a política de promoção da equidade em saúde, que compreende saúde das populações negra, lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual (LGBT), em situação de rua, do campo, das águas e florestas e dos povos e comunidades tradicionais. Nesse sentido, a Cippe visa garantir às pessoas em situações de vulnerabilidade acesso integral, humanizado e de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os níveis da rede de atenção à saúde.

Paulo lidera, no Brasil, o Programa Community Focused Oral Health Research for Equity (Core) na área de desenvolvimento de pesquisa, formação, inovação e engajamento comunitário. O programa tem financiamento da National Institute for Health Research do Reino Unido (NIHR) e é coordenado globalmente pela University College London junto a países como Colômbia, Índia e Quênia. Além de Pernambuco, a iniciativa mantém polos com comunidades quilombolas em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, com comunidades da floresta e águas em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e com a comunidade LGBTQIAPN+ em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Abeno, o professor integra a comissão técnica especializada em assuntos sobre equidade, interculturalidade e interseccionalidade no ensino odontológico. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Paulo coordena o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, vinculado ao Centro de Ciências Médicas (CCM).

As comissões intersetoriais são organismos de assessoria ao pleno do CNS que trabalham e reiteram os princípios do SUS e do controle social. Seu objetivo é articular e sistematizar contribuições da sociedade civil para políticas e programas de interesse para a saúde.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)