Equipamento será inaugurado nesta terça-feira (30), no Jardim Monte Verde, e irá oferecer 200 almoços por dia a pessoas em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inaugura, na tarde desta terça-feira (30 de dezembro de 2025), às 17h, a primeira Cozinha Comunitária do município, localizada no bairro de Jardim Monte Verde. A entrega do equipamento marca uma das últimas ações do ano da gestão do prefeito Mano Medeiros e simboliza o compromisso da administração municipal com o combate à fome, a promoção da dignidade humana e a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social.
Batizada de Cozinha Comunitária Reginaldo Xavier de Assis, a unidade está situada na Avenida Chapada do Araripe, nº 92, e irá oferecer 200 almoços por dia, de segunda a sexta-feira, reforçando a política de segurança alimentar no município. O equipamento funcionará entregando as marmitas entre 11h e 13h, atendendo pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social cadastradas pela secretaria de Assistência Social Cidadã.
Para o prefeito Mano Medeiros, a inauguração da cozinha comunitária representa um grande encerramento de ano e uma ação concreta de cuidado com quem mais precisa. “Encerramos o ano entregando um equipamento que salva vidas, que garante o básico e o essencial: o alimento. Essa cozinha é mais do que um espaço de preparo de refeições, é um instrumento de cidadania, de respeito e de compromisso com as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social em Jaboatão. É assim que acreditamos que se constrói uma cidade mais justa e humana”, destacou o gestor.
A Cozinha Comunitária Reginaldo Xavier de Assis recebe esse nome em homenagem a um educador popular e militante histórico das causas sociais em Jaboatão dos Guararapes. Professor aposentado da rede municipal, Reginaldo Xavier de Assis dedicou sua vida à educação, à luta contra a fome e à promoção da dignidade humana. Atuou como educador no EJA, integrou movimentos sociais, pastorais da Igreja Católica e teve papel fundamental na construção das políticas de segurança alimentar em Pernambuco, tendo presidido os conselhos municipal e estadual da área. Defensor incansável do direito à alimentação de qualidade, costumava dizer que “gente é pra brilhar e não para morrer de fome”, frase que traduz o legado de solidariedade, compromisso social e cuidado com os mais vulneráveis que agora dá nome ao primeiro equipamento de cozinha comunitária do município.
As cozinhas comunitárias são equipamentos públicos de segurança alimentar amplamente adotados em Pernambuco, com a finalidade de oferecer refeições gratuitas e nutritivas à população em situação de insegurança alimentar. Além de combater a fome, esses espaços promovem inclusão social, dignidade e fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção social. Com a entrega da sua primeira unidade, Jaboatão dos Guararapes passa a reforçar de forma efetiva essa rede de enfrentamento à fome no Estado, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o cuidado social e o bem-estar da população.