Com o objetivo de fortalecer o transporte escolar municipal, a governadora Raquel Lyra entregou, nesta terça-feira (23), cinco novos ônibus escolares ao município do Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Com as novas unidades, a cidade passa a contar com nove veículos entregues na atual gestão, totalizando um investimento de R$ 4,5 milhões em transporte escolar. Durante a solenidade, realizada na ETE José Alencar Gomes da Silva, a gestora recebeu o título de cidadã paulistense.
“Os municípios não têm condições de manter o transporte escolar sozinhos. Precisamos dar esse suporte para garantir que nenhuma criança ou adolescente deixe de frequentar a escola por não ter um transporte adequado. O regime de colaboração entre Estado e municípios é fundamental em diversas áreas, como saúde e assistência social. Aqui, estamos fortalecendo a educação de um município estratégico como Paulista”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com o acesso e a permanência dos estudantes na escola, além de assegurar conforto e segurança no deslocamento. Por meio do programa Juntos pela Educação, os municípios pernambucanos já receberam 1.210 veículos. A meta é alcançar 2.120 entregas até 2026. Os novos ônibus renovam e ampliam as frotas, garantindo acessibilidade também a estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, explicou que a iniciativa atende a dois requisitos fundamentais. “O primeiro é o regime de colaboração entre o Governo e os municípios, onde o Estado enxerga as necessidades das cidades e as atendem. O segundo é o transporte escolar em si, levando aos estudantes dignidade, segurança e acessibilidade ao ir e vir para as escolas", destacou o titular da pasta.
O Governo de Pernambuco também segue investindo na ampliação e no fortalecimento da educação infantil em Paulista. O município foi contemplado com convênios de cooperação técnica que preveem a construção e a equipagem de quatro Centros de Educação Infantil. Cada unidade contará com dez salas climatizadas, com previsão de entrega até agosto de 2026. A iniciativa integra a política estadual de expansão da educação infantil, que tem como meta a criação de 60 mil novas vagas em creches e pré-escolas até 2026.
O prefeito de Paulista, Ramos Santana, destacou o impacto da parceria. “Essa gestão mostra que tem um grande compromisso com Pernambuco e com a educação, que é a base de uma sociedade mais justa. Essa política pública do Governo em apoiar os municípios no transporte escolar é extraordinária”, afirmou.
A estudante Kethelyn Carolline, de 15 anos, da ETE José Alencar Gomes da Silva, comentou as transformações vivenciadas pela escola nos últimos anos. “Nossa escola tem recebido diversos investimentos do Estado, como o novo refeitório e os ar-condicionados que foram colocados no auditório e nas salas de aula. Além disso, houve a ampliação do programa Ganhe o Mundo, que enviou sete alunos da nossa escola para estudar fora, e a chegada do Pix Tênis, que garante mais dignidade aos estudantes”, relatou.
Também estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Daniel Coelho; a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Paulista, Amanda Rodrigues; e o presidente da Câmara Municipal do Paulista, Eudes Farias.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom



