A história de José e Maria foi contada em uma nova perspectiva e valorizou um dos grandes talentos da Suíça Brasileira: as flores
O espetáculo de ballet aéreo de Gravatá, uma tradição no calendário natalino da cidade, em 2025 traz o tema “Receba as Flores que te Dou” para o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e conta a história de amor entre Maria, vivida por Ana Clara Goggin, e José, interpretado por Francisco Neto, que foram escolhidos em concurso promovido pela MOWA - Escola de Dança e Produções Artísticas, responsável pela direção do espetáculo.
A estreia foi na quarta (24), na véspera do Natal, uma história que trouxe romantismo, dança, muita música boa, participações especiais e soube contar a história do casal de forma envolvente ao fazer uma analogia entre o nascimento do Menino Jesus com o cultivo das flores, um dos grandes talentos econômicos de Gravatá.
Hérika Araújo, roteirista do espetáculo e intérprete da personagem Florista, explicou: “A gente decidiu homenagear a própria cidade de Gravatá com a questão econômica das flores, a importância delas, e assim como o amor exige o cultivar, assim é igualmente com as flores e o que a gente quis fazer foi, apesar da divindade que é o amor de José e Maria, mas a gente quis trazer para próximo das pessoas e aí a gente fez isso com a linguagem das flores. Então desde a sementinha que José planta no coração de Maria também é a primeira etapa da flor. Não vai florescer se não tiver semente, se não tiver cuidado. Então a gente quis trazer essa mensagem natalina do florescer do amor de Deus com esse cuidado que a gente tem nas etapas da vida usando Maria e José”.
Wanderson José, que divide a direção do espetáculo com Lucianna Souza e o roteiro com Hérika Araújo, falou sobre a estreia. “Emocionado ainda com esse presente que a gente preparou pra nossa cidade. Falar de flores é um encanto e falar do nascimento de Jesus através das flores é inexplicável. Foi isso que a gente preparou com muito carinho, com muito trabalho, com muita pesquisa para entregar mais um Natal à nossa cidade. E a prefeitura incentivando a cultura, essa parceria que deu certo desde a primeira gestão e construir espetáculos grandiosos, espetáculos gigantescos, não seria possível se a prefeitura não estivesse apoiando a arte, apoiando a escola, tudo que a gente faz, não é só o Natal mas durante o ano todo. Convido as pessoas para virem assistir. Hoje foi a estreia e agora nós temos mais quatro dias, até domingo, às 20h, Recebemos as Flores que te Dou, Natal de Gravatá 2025”.
Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, falou sobre o impacto que uma programação assim traz para a cidade. “O espetáculo deste ano contemplando o protagonismo de Gravatá quando a gente fala de flores tropicais, a cidade que é uma das maiores produtoras do Norte Nordeste, então a gente casou as flores com o Natal e um espetáculo belíssimo que conta a história de Maria e José, o nascimento do Menino Jesus. A nossa preocupação é sempre levar a principal mensagem do Natal que é o nascimento do Menino Jesus. A gente já percebe que teve um incremento em relação a público, movimentação econômica. A gente ainda está fazendo o levantamento, mas já tivemos retorno dos hotéis, do comércio, de toda rede de gastronomia e perceberam uma melhora em relação ao ano passado. Gravatá é uma cidade hospitaleira, não é à toa que já temos uma população flutuante muito grande e esse clima de confraternização toma conta desse mês. A gente conseguiu fazer uma programação de 30 dias, a decoração está muito bonita, foi o patrocínio de uma de nossas grandes parceiras, até porque a gente investiu mais nessa parte cultural, valorizar os artistas da terra e o resultado está aí. A gente agradece aos parceiros, a todo mundo que vem a Gravatá, e até o dia 28 tem muita coisa para acontecer, vem curtir o final de ano em Gravatá”.
Serviço:
Espetáculo de Ballet Aéreo “Receba as Flores que te Dou”
Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar
24 a 28 de dezembro
20h
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)
Imagens aéreas: Eliese Henrique


