Van do Secretariado da gestão Mano Medeiros adota formato pioneiro de escuta nas regionais

Antônio Assis
0
A gestão do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, implantou, nesta quarta-feira (5), um novo formato de atuação da Van do Secretariado, iniciativa que aproxima a administração municipal das comunidades. O modelo, considerado pioneiro, foi testado na Regional 1, em Jaboatão Centro, e teve como foco o diálogo direto com os agentes de regionalização, servidores públicos que lidam diariamente com as demandas da população.

Durante a ação, os secretários municipais despacharam presencialmente com os agentes, ouvindo suas solicitações e encaminhando as questões para os setores competentes. O objetivo é garantir uma escuta mais direta e eficiente, fortalecendo a articulação entre as diferentes áreas da gestão.

Além do atendimento na sede da Regional, alguns secretários realizaram visitas in loco às comunidades para verificar de perto as principais demandas locais. Participaram da atividade representantes das secretarias de Infraestrutura; Governo; Desenvolvimento Urbano; Saúde; Assistência Social; Educação; Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes; Procon; Ouvidoria e Regionalização.

O prefeito Mano Medeiros destacou a importância do novo formato. “A presença dos secretários municipais atendendo e ouvindo a população — e agora, nesse formato inédito com os servidores das regionais — reforça nosso compromisso com uma governança mais proativa. Além de receber as demandas, o gestor pode verificar de perto o que mobiliza o cidadão, garantindo prioridade às informações recebidas. Esse modelo da Van também favorece a articulação entre as diferentes secretarias em solicitações que envolvem mais de um setor”, afirmou o prefeito.

O novo formato da Van do Secretariado será ampliado para outras regionais do município, consolidando-se como uma estratégia permanente de gestão participativa. A iniciativa reflete o estilo de administração adotado pela Prefeitura, baseado na presença constante nas ruas, no contato direto com a população e na busca de soluções conjuntas entre gestores e servidores. A proposta é envolver todos os integrantes da administração municipal em uma rotina de escuta ativa e acompanhamento das demandas populares, fortalecendo a integração entre as áreas e a eficiência do serviço público.

O modelo também valoriza o papel das regionais, que estão na linha de frente do atendimento à população e são as primeiras a receber e identificar as principais solicitações de cada comunidade. Essa dinâmica permite respostas mais rápidas e eficazes do poder público, garantindo um atendimento mais próximo, humanizado e alinhado às reais necessidades dos cidadãos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)