Cinquenta jovens participantes da edição 2025 do Baile de Debutantes Solidário do Jaboatão dos Guararapes viveram, na tarde desta quarta-feira (19), a primeira atividade oficial da programação, uma visita guiada ao Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. A ação integra o programa de doação e voluntariado ‘Amor por Jaboatão’, instituído pela Lei Municipal 1.573/2023, que promove acolhimento, fortalecimento de vínculos e experiências transformadoras no município.
O passeio pelo Palácio marcou o início de uma jornada que culminará no grande baile, programado para o dia 5 de dezembro, no antigo Senai, em Jaboatão Centro. Neste ano, o baile chega à sua terceira edição, ampliando mais uma vez o número de participantes. Foram 30 debutantes em 2023, 40 em 2024 e agora 50 jovens, sendo 25 atípicas, todas estudantes da rede pública municipal.
À frente da organização e articulação do Baile de Debutantes Solidário está Andréa Medeiros, gestora do Amor por Jaboatão. É ela quem participa da escolha até a realização das oficinas, agendas e ações culturais que compõem as semanas que antecedem o baile. Durante a visita, Andréa reforçou a dimensão afetiva, social e educativa do programa.
“Falar desse programa é falar de sonho. A gente vê o brilho no olhar das meninas e também das mães. Muitas delas nunca tiveram a oportunidade de vivenciar algo assim, seja por questões financeiras ou pela vulnerabilidade social que enfrentam. Para essas meninas, participar de um baile completo, com tudo o que têm direito, com muito acolhimento e inclusão, é um marco.”
Ela destacou que o programa é todo estruturado com intencionalidade pedagógica. “Elas estão aqui porque são alunas da rede municipal. Não é acaso. São meninas que estudam, sonham e se dedicam. O passeio de hoje faz parte desse processo. É cultural, é educativo e amplia horizontes. Conhecer o Palácio, entender a história de Pernambuco, saber que é o único estado do Brasil governado por duas mulheres, tudo isso conversa com o propósito do programa. Queremos que elas percebam que podem alcançar outros voos, seja no campo profissional, acadêmico ou social", reforçou Andréa Medeiros.
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, também participou da visita guiada e ressaltou o caráter transformador da iniciativa e a importância de levar as jovens a um dos espaços históricos de Pernambuco. “Trazer essas meninas ao Palácio é muito mais do que um passeio. É abrir portas, mostrar que elas pertencem a todos os espaços da cidade e do Estado. Muitas estão entrando pela primeira vez em um prédio público dessa dimensão histórica. Queremos que elas sonhem alto e que entendam que a educação é o caminho para novas possibilidades para suas vidas”.
A governadora Raquel Lyra esteve com as debutantes e fez questão de tirar uma foto na escadaria principal do Palácio. A governadora elogiou a iniciativa de Andréa Medeiros. “Hoje essas meninas viveram aqui um verdadeiro dia de princesa. O Palácio do Campo das Princesas é a casa de todos os pernambucanos, e vê-las aqui, conhecendo nossa história, nos enche de esperança. Somos o único estado do Brasil governado por duas mulheres e desejo que essa experiência ajude cada uma delas a acreditar ainda mais no próprio futuro".
A visita guiada percorreu salões, obras de arte, arquivos históricos e áreas simbólicas do Palácio. Para muitas debutantes, foi a primeira vez em um equipamento público de relevância estadual, um momento carregado de emoção, descobertas e novos olhares sobre o próprio futuro. Para Khayane Victória, toda essa vivência tem trazido muitas surpresas boas. “Estar aqui hoje, no Palácio, está sendo uma surpresa muito grande pra mim. É tudo muito bonito e diferente do que eu imaginava. Estou com a expectativa lá em cima para o baile dos 15 anos. Nunca pensei que teria uma oportunidade assim e agora quero aproveitar cada momento".
Willyane Maria, aluna da escola Dom Antônio Januário e moradora de Massangana, também ficou encantada com a visita. “As obras, os salões, tudo aqui é muito bonito… eu nunca tinha visto um lugar assim de perto. Dá uma sensação boa, sabe? Estou muito ansiosa para a festa de 15 anos. Sempre foi um sonho meu desde pequena, mas a gente nunca teve condições de fazer uma festa desse tamanho. Então, participar do programa e viver tudo isso está sendo uma realização enorme. É um sonho que está virando realidade", contou.
O Baile de Debutantes Solidário integra um conjunto de ações voltadas à juventude jaboatonense, colocando educação, cidadania e experiência de mundo no centro do processo. Além da visita ao Palácio, as jovens participam de oficina de maquiagem, sessão de fotos e outras etapas que antecedem o grande encontro do dia 5 de dezembro.
Para Andréa Medeiros, cada detalhe do projeto carrega a missão de abrir caminhos e fortalecer a autoestima das adolescentes. “O baile é um momento simbólico, mas tudo o que acontece antes dele também transforma. Hoje foi dia de passeio, mas é um passeio que ensina, inspira e faz sonhar. Quando a gente vê essas meninas entendendo que podem ir mais longe, vale cada esforço", finalizou.
