Com o objetivo de definir as ações que integrarão a jornada, que segue até o dia 12 de dezembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Direitos Humanos, promoveu nesta segunda-feira (20), uma reunião na Escola Maria José Barbosa, localizada no bairro do Janga,, para discutir a programação da Jornada de Direitos Humanos.
Durante a reunião, foram planejadas palestras de conscientização e combate às violações de direitos, previstas para os dias 11 e 13 de novembro. As atividades integram uma série de ações educativas e formativas voltadas à promoção do respeito, da cidadania e da valorização dos direitos fundamentais.
O encontro contou com a presença da diretora Lucineide Mendonça, do superintendente de Direitos Humanos Kleber Pyrrho, da diretora da Pessoa com Deficiência Maria Eduarda e da diretora LGBTQIAPN+ Karla Augusta.
O superintendente Kleber Pyrrho reforçou a relevância do diálogo sobre o tema:
“Queremos dialogar com os estudantes sobre respeito, igualdade e cidadania, reforçando que os direitos humanos começam no dia a dia, no modo como tratamos o outro e construímos uma sociedade mais justa. A educação é o caminho mais forte para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a dignidade e o bem comum.”
A diretora da Escola, Lucineide Mendonça, destacou a importância da parceria com a Superintendência de Direitos Humanos e o papel da escola como espaço de transformação e conscientização:
“Nosso objetivo é formar cidadãos respeitosos, conscientes de seus direitos e deveres, e comprometidos com a promoção da paz e do respeito ao próximo.”
A Jornada dos Direitos Humanos busca fortalecer o compromisso da comunidade escolar com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, estimulando a reflexão e o diálogo sobre temas essenciais como dignidade, empatia e justiça social.