Reconhecendo a importância de ícones tradicionais que remetem a representações e fatos da história, cultura e turismo do município, e entendendo como os símbolos podem ser fortes elementos de identificação de uma população, o prefeito Mano Medeiros, realizou, no último sábado (27), o lançamento da iconografia oficial do Jaboatão dos Guararapes. Na oportunidade, o gestor também anunciou o envio do Plano Municipal de Turismo à Câmara de Vereadores. As iniciativas da gestão celebraram do Dia Mundial do Turismo, comemorado na mesma data, e marcam um passo importante na valorização da identidade visual local e fomento de políticas públicas para o setor.
Construída a partir de escutas populares, a iconografia reúne ícones que representam diferentes áreas do município, traduzindo a história e os símbolos de Jaboatão em imagens de fácil compreensão para moradores e visitantes. Em destaque, imagens que remetem a, por exemplo, itens, construções, pessoas e categorias de profissionais, como o bolo Souza Leão, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, o Monte dos Guararapes, os pescadores, o litoral jaboatonense, os agricultores, entre outros. O trabalho da iconografia foi feito pelo publicitário jaboatonense Marconi Colares.
Já o Plano Municipal de Turismo, que passou pela construção colaborativa dentro do conselho municipal, compreende uma série de ações, propostas e iniciativas a serem executadas com foco na promoção, fortalecimento e ampliação do setor turístico do Jaboatão dos Guararapes. Ambas as atividades foram desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes em parceria com o Sebrae/PE.
Na avaliação do prefeito Mano Medeiros, que fez questão de, literalmente, vestir os elementos da iconografia oficial do Jaboatão dos Guararapes, “mais do que ilustrações, as imagens representam uma ferramenta estratégica de comunicação, e a partir desse lançamento, elas poderão ser aplicadas em materiais turísticos, sinalização urbana, plataformas digitais e peças de artesanato, aproximando a cidade de diferentes públicos e fortalecendo sua identidade visual. Já o Plano Municipal do Turismo chega para fortalecer e servir de direcionamento na execução de ações concretas através de políticas públicas para a valorização dos nossos pontos turísticos e todo atrativo, elemento e representação que esteja ligada à área", afirmou o gestor.