Na próxima terça-feira (30), o município do Paulista promove mais uma edição do Àṣẹ Porã: Cidadania & Saúde nos Terreiros 2025, iniciativa que busca valorizar o papel social dos povos tradicionais de terreiro e reconhecer esses espaços como territórios de cuidado, acolhimento e organização comunitária. O evento será realizado no Ilê Axé Oya Tungí, localizado na Avenida Fortaleza, nº 24, no bairro do Fragoso.
A ação é promovida pela Prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, e contará com uma série de serviços gratuitos à população. Entre eles estão aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, auriculoterapia, vacinação de animais domésticos, cadastro no CadÚnico, orientações jurídicas, emissão do formulário do VEM Livre Acesso para pessoas com deficiência e cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e atendimentos de Direitos Humanos
Fruto de uma articulação da Superintendência de Direitos Humanos, da Diretoria de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo (CMPPIR/Paulista), o projeto tem como objetivo ampliar o diálogo entre o poder público e as comunidades de religiões de matriz africana e afroindígena, combatendo todas as formas de intolerância religiosa e promovendo equidade.
O secretário-executivo de Desenvolvimento Social, Danilo Santana, destacou a importância da iniciativa. “O Àṣẹ Porã reafirma o compromisso da gestão municipal em estar presente nos territórios de terreiro, reconhecendo sua relevância histórica e social. Nosso papel é garantir políticas públicas que promovam cidadania, saúde e respeito à diversidade, fortalecendo a luta contra o racismo e a intolerância religiosa”, afirmou.