Agricultura: Prefeitura de Gravatá e IPA realizam visita técnica no Assentamento Várzea Grande

Antônio Assis
0
Profissionais do instituto estiveram nas plantações de goiaba da localidade e orientaram os agricultores sobre combate às pragas

Após ida à sede do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, no Recife, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá promoveu uma visita técnica dos pesquisadores nas plantações de goiaba, no Assentamento Várzea Grande, na Zona Rural, na quarta (24).

A visita teve as presenças de Josenildo Gomes, secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Gravatá, Cleverland Campos, coordenador de Agricultura, e do gestor de núcleo, Bruno José. Pelo IPA, estavam Cristina Assis e Domingos Andrade, ambos pesquisadores fitopatologistas.

Os profissionais do instituto conversaram com os agricultores e seguiram para as plantações de goiaba acompanhar de perto a situação dessa cultura no local. Cristina Assis explicou o que encontrou. “Há alguns dias atrás a Secretaria de Agricultura de Gravatá nos procurou lá no IPA o nosso diretor de pesquisa, doutor Henrique Castelletti, porque ele estava falando tanto da problemática da sigatoka negra da bananeira como também uma doença que eles não sabiam que era que estava causando muita perda da produção de goiaba, então eles conversaram comigo pra que eu pudesse vir aqui visitar e dar algumas orientações, conversaram com o nosso diretor, ele liberou, então nós viemos aqui. E o que a gente viu aqui é que a produção de goiaba está com uma doença séria da goiabeira, que é a fitóftora, e está causando muitas perdas. Eu já tinha conversado com o agricultor daqui, o dono dessa propriedade, seu Eugênio, e ele tem perdido caminhões de goiaba. Então é uma doença que ela realmente é séria para a produção de goiaba e aqui como é uma região que tem muita umidade e temperatura baixa, e se o agricultor não tiver uma orientação para que conduza bem a sua plantação, realmente as perdas são grandes, e a gente viu aqui que realmente ele tá prestando uma orientação para conduzir bem as suas plantas, e eu cheguei a constatar aqui, tanto in loco como também em vídeo, a grande perda de frutos de goiaba. Então é uma doença séria e principalmente aqui nessa região que é de baixa temperatura e alta umidade”.

Josenildo Gomes explicou: “Nós visitamos o IPA, levamos amostras do que estava acontecendo aqui na fruta da goiaba e eles fizeram a análise. Após isso, eles estão vindo aqui fazer uma visita in loco para verificar no pé o que realmente está acontecendo. Como já foi dito aqui na lavoura, é preciso ter algumas práticas técnicas. Por parte do agricultor para minimizar o ataque desse fungo. Estamos aqui com a doutora Cristina e com o doutor Domingos, que são do IPA, que vieram nos visitar e trazer orientações para os produtores, que nesse caso aqui nós estamos no sítio do senhor Eugênio, em Várzea Grande. A nossa secretaria e a gestão municipal estão preocupadas com o agricultor de Gravatá e procuramos ajudá-los no que for possível. E dessa forma, aqui estamos com os cientistas para uma solução para o que acontece no mundo rural. A gente vai vir com outros técnicos para dar uma olhada no que acontece com as bananas, que também estão sendo acometidas por algumas pragas”, disse o secretário.

O agricultor Eugênio Gomes da Silva, proprietário da área visitada, já trabalha há 30 anos nessa região e há cerca de 17 anos cultiva goiaba. Ele agradeceu a visita. “Eu acho que a visita é muito importante para a gente, não só para mim como para todos os outros agricultores. Nós temos aqui em torno de 1.800 hectares de goiaba, e somente eu tenho 17 hectares. Estou agradecido, isso é muito importante, que a prefeitura, o próprio IPA, que é o Governo do Estado, fizesse isso. Nós vamos passar para outras pessoas que não estiveram aqui junto conosco hoje. E a Goiaba estava sofrendo. Nós perdemos esse ano em torno de umas mil e oitocentas caixas, fora o que nós não contabilizamos, que ficou lá no chão. Agora com essa ajuda, com essa orientação, eles vão passar para gente o que é, vão passar o relatório do que eles viram de perto e tal. E isso eu acredito que o Governo do Estado, a própria prefeitura cada vez mais manda pessoas vir acompanhar. Ave Maria, isso é uma bênção pra gente”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)