Jaboatão apresenta avanços na educação inclusiva em audiência do MPPE

Antônio Assis
0
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes aumentou em 164% no número de Salas de Recursos Multifuncionais, contratação de professores e técnicos braillistas, intérpretes de Libras, apoios pedagógicos, criação do Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção em Braille (NAPPB), formações continuadas para profissionais da rede municipal de ensino e oferta do Curso de Mediação da Aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essas foram as principais ações de educação inclusiva implementadas pela prefeitura nos últimos três anos, apresentadas em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (13), na sede do Ministério Público de Pernambuco no município.

“Avançamos significativamente na inclusão dos estudantes da rede municipal com deficiência, TEA e/ou altas habilidades/superdotação, e seguimos implementando novas ações, como a implantação de mais 17 Salas de Recursos Multifuncionais, o que nos fará chegar a 83 salas — um crescimento de 232% em apenas três anos. Também temos investido fortemente na contratação e capacitação de professores e apoios pedagógicos. Porém, o número de estudantes público-alvo da educação especial cresce de forma acelerada. Atualmente, temos 3.995 alunos nessas condições, 76% a mais que em 2022”, destacou a secretária de Educação de Jaboatão, Mônica Andrade.

A audiência pública, convocada pela promotora Milena Rezende, da Vara da Infância e Juventude do Jaboatão, teve como objetivo discutir o papel do apoio pedagógico em sala de aula. “Como previsto na legislação, temos profissionais responsáveis pela alimentação, higiene, apoio à locomoção dos estudantes público-alvo da educação especial e pelo auxílio nas atividades escolares. O grande desafio educacional é garantir a quantidade ideal desses profissionais. No caso da rede municipal, os gastos com pessoal já estão no limite permitido por lei, mas temos avançado dentro do possível”, afirmou a secretária. Atualmente, a rede municipal conta com 1.126 apoios pedagógicos e cuidadores.

Fotos: Edílson Júnior

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)