Uma festa para todas as idades, com uma programação majoritariamente composta por artistas locais, valorizando a tradição e a cultura junina em diferentes pontos da cidade. Assim foi o São João 2025 do Jaboatão dos Guararapes. Realizada entre os dias 20 e 29 de junho, a celebração contou com polos centrais e descentralizados, totalizando 10 locais que levaram alegria à população, sem a necessidade de grandes deslocamentos para aproveitar as atividades promovidas pela Prefeitura.
Os principais polos, que concentraram os maiores públicos durante os dias de festa, foram o Parque da Cidade, em Prazeres, e o Polo Jaboatão (antigo SENAI). Juntos, esses locais impactaram diretamente cerca de 150 mil pessoas e, indiretamente, aproximadamente 300 mil.
Além de garantir cultura e lazer para a população, o São João 2025 também representou uma importante oportunidade de geração de renda para diversas cadeias produtivas. Desde comerciantes de alimentos e artesãos da Economia Solidária e do programa Mulher Empreendedora até profissionais de segurança privada, técnicos de som, palco e iluminação, entre outros trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente na realização do evento. A estimativa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes é de que a festa tenha movimentado cerca de R$ 11 milhões na economia do município.
Segundo o prefeito Mano Medeiros, “este São João de 2025 marcou um novo momento para essa festa tão tradicional da nossa região. Fortalecemos um período do ano que celebra a riqueza cultural do nosso povo e ficou claro que os jaboatonenses têm muito apreço pelo São João. Além disso, a programação reforçou a importância da festa para a geração de emprego e renda de dezenas de profissionais e empreendedores”, avaliou o gestor.
Dados do São João 2025 do Jaboatão:
10 polos;
17 dias de festa (entre polos e festival de quadrilhas);
Mais de 200 apoios comunitários;
Mais de 250 contratações artísticas, sendo mais de 85% de artistas jaboatonenses;
150 mil pessoas impactadas diretamente e 300 mil indiretamente;
Circulação de R$ 11 milhões na economia do município;
Cerca de 3.000 empregos temporários gerados ao longo dos dias de festividade.
Foto: Chico Bezerra