O encontro reforça o compromisso do município com a escuta ativa, a participação social e o fortalecimento de políticas públicas efetivas para as mulheres
Com o tema: “Mulheres em Movimento: por mais direitos, participação e autonomia em Pernambuco”, a V Conferência Municipal de Política para Mulheres de Gravatá foi realizada nesta quinta-feira (10), no Hotel Porto da Serra. O evento reuniu delegadas, representantes da sociedade civil, autoridades e convidados em um espaço democrático de discussão e formulação de propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.
A programação teve início com uma apresentação cultural do grupo feminino Elas Encantam, que abrilhantou a abertura do evento. Em seguida, foi composta a mesa solene, com a presença do prefeito Joselito Gomes; da secretária executiva da Mulher, Gleyzi Gueiros; da promotora de Justiça Cecília Tertuliano; da vice-presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Maria Vilar; da vice-presidente do Conselho Municipal, Catharina Silamad; do comandante da 5ª CIPM, tenente-coronel Henrique Luís da Silva; da vice-presidente da OAB Gravatá, Rúbia Marinho; da representante da Secretaria Estadual da Mulher, Juliana Gouveia; e da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes.
A conferência teve como principal objetivo ampliar e fortalecer as políticas públicas para as mulheres, dentro de uma perspectiva interseccional que promova a equidade de gênero e garanta a igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres de Gravatá, de Pernambuco e do Brasil.
Ao longo do dia, os participantes acompanharam a palestra Magna Conferencial, ministrada pela Dra. Manoela Alves, e participaram de grupos de trabalho nos eixos temáticos, plenária de votação de propostas, eleição de delegadas para a etapa estadual, leitura de moções, além do preenchimento e entrega da ficha de avaliação.
Catharina Silamad, vice-presidente do Conselho Municipal, comentou que: “Estamos reunidas aqui hoje não apenas para discutir desafios, mas principalmente para construir caminhos. Caminhos de justiça, equidade, respeito e oportunidades reais para as mulheres que já ocupam espaços de decisão e das que ainda lutam para serem ouvidas. Este evento é fruto da mobilização de muitas mãos, mentes e corações. Quero agradecer a todas as mulheres que contribuíram com ideias, apoio e coragem para que esta conferência acontecesse. A cada organização, movimento social, instituição pública e liderança comunitária aqui presente, nossa gratidão”.
Em um grandioso marco para as mulheres de Gravatá, a secretária executiva, Gleyzi Gueiros, concluiu que: “A gente fecha mais um momento na construção de políticas públicas para mulheres com uma visão do futuro, uma visão de horizonte. A partir de 17 pré-conferências que aconteceram na zona rural, na zona urbana, com diferentes grupos, diferentes segmentos que já propuseram e essas propostas vão ser avaliadas, vão ser votadas e daqui vai se tornar realmente um substrato que dê condições e suporte para a política da mulher avançar no município e também nos apropriarmos de políticas que sejam a nível estadual e a nível federal. E é nessa perspectiva que nós nos reunimos aqui em um processo de construção intenso, de muito compromisso, muito respeito, responsabilidade, mas que com certeza é um forte legado no fortalecimento da mulher gravataense”.
A representante da Secretaria Estadual da Mulher, Juliana Gouveia, participou pela primeira vez da conferência e destacou que: “As conferências são passos importantes no fortalecimento do diálogo com as mulheres. Essa conferência que estou vindo enquanto estadual da Mulher de Pernambuco e a gente parabeniza a organização do evento. Trouxemos também um pouquinho da necessidade discutir a tipificação da política da mulher e também a criação do fundo nacional de política para as mulheres para garantir o repasse orçamentário do governo federal para os estados e para os municípios”.
O prefeito Joselito Gomes, disse: “É preciso olhar para a política pública dentro da dimensão da inclusão. E, assim sendo, passos foram dados, estão sendo dados e continuarão sendo dados. É necessário avançar no combate a todo tipo de violência contra a mulher, na preparação para o mercado de trabalho, na valorização das religiões de matriz africana e, sobretudo, no acolhimento diário das mulheres. As pessoas precisam de diálogo, respeito e convivência pacífica, para que cada uma possa se expressar em sua existência de forma plena. Parabenizo a secretária da Mulher, Ester Gomes; a secretária executiva, Gleyzi Gueiros; e toda a equipe da Secretaria da Mulher, que vêm construindo esse caminho de uma política pública inclusiva para as mulheres em Gravatá. Avanços importantes já foram conquistados, e seguiremos juntos fortalecendo e ampliando essa política. Parabéns a todos e todas”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)