Encontro de Quadrilhas encerra os festejos juninos de Gravatá e dá show de cultura

Antônio Assis
0

Abrilhantaram a quadra da ETE a Quadrilha Junina Portal do Agreste, Quadrilha Junina Rastapé, Quadrilha Junina Farrear e Quadrilha Junina Traquejo

 Mais um ano, o Encontro de Quadrilhas de Gravatá movimentou a quadra esportiva da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça (ETE), neste domingo (06), reunindo tradição, criatividade e muito talento. O evento contou com a participação das quatro quadrilhas juninas da cidade, que apresentaram ao público seus espetáculos preparados para 2025, encantando pela energia dos quadrilheiros, pelos figurinos coloridos e pelos temas que exaltam a cultura popular nordestina.

 

A primeira a se apresentar foi a Quadrilha Junina Portal do Agreste trouxe o tema “Encantada”, inspirado na cultura dos povos ciganos, com direção artística, coreografia e figurinos assinados por Alberto Lima.

 

“O tema Encantada surgiu de uma proposta que eu sempre quis trazer o mundo cigano para o mundo junino. E trazer a quadrilha também hoje para finalizar aqui é muito importante, então trazer a quadrilha para aqui é uma coisa muito boa”, destacou Alberto.

 

Em seguida, a Quadrilha Junina Rastapé emocionou com o tema “Destino em Jogo, Tradições que Falam”, que conta a história de amor entre Damiana e Zeca, superando as adversidades.

 

A direção é do coreógrafo e bailarino Juninho Araújo: “Esse ano a quadrilha veio bem diferente, bem tradicional. A gente realmente abordou a cultura nordestina, o verdadeiro São João onde a gente falou sobre simpatias que através dessas simpatias uma personagem da gente ia em busca de um relacionamento para casar na noite de São João. Então, é muito gratificante mais um ano estar em Gravatá participar desse encontro de quadrilhas. Primeiro gostaria de agradecer a Prefeitura de Gravatá e a todos os envolvidos. Foi incrível e estou muito grato com tudo o que está acontecendo”, ressaltou.

 


Com o tema “Tonho, o Vaqueiro”, a Quadrilha Junina Farrear entrou na quadra da escola e homenageou a força, fé e coragem do homem sertanejo, sob direção do coreógrafo e bailarino Jó Silva.

 

“Pra mim é uma satisfação muito grande estar participando mais uma vez desse festival. A gente traz o tema “Tonho o vaqueiro” que é um vaqueiro de muita coragem, fé, um homem nordestino que não desiste e ele vai em busca do seu amor, Amara. E mais um ano eu quero agradecer à Prefeitura de Gravatá por esse incentivo, pela cultura, por tudo. A gente só tem que agradecer”, explicou Jó.

 

Fechando as apresentações, a Quadrilha Junina Traquejo arrancou aplausos com “Balaio de Gato”, uma comédia junina cheia de música, dança, humor e emoção, celebrando com leveza e encanto a cultura popular.

 

A coreografia é assinada por Wanderson José que pontuou: “Hoje, nossa última apresentação oficial e eu disse a eles, quanto vale entrar para a história, quanto vale ser único no meio de tantos e eu acho que balaio de gato é isso, é o espetáculo que traz uma inovação para o ciclo junino, mas não perde a essência junina. Foi um prazer enorme, enquanto coreógrafo, enquanto artista, poder transmitir isso para as pessoas, e para eles que vivenciaram e acreditaram no trabalho, que é o mais importante. E não tem nada melhor do que encerrar em casa, promovido pela Secretaria de Turismo, pela Prefeitura , esse encontro de quadrilhas, valorizando sempre nossas quadrilhas e a nossa arte, então, até 2026”.

 

O diretor de Cultura, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, José Eudes, falou sobre esse encontro tão lindo que encerra o ciclo junino em Gravatá: “Hoje, concluímos todo o ciclo junino, aqui, realizado pela Prefeitura Municipal de Gravatá, e não poderíamos encerrar da melhor forma, celebrando as nossas quadrilhas. Quadrilhas essas que além da sua tradição, elas dão um espetáculo, não só aqui na nossa cidade, mas também por todos os lugares por onde passaram. Parabenizo todas as quadrilhas, a Farrear,  a Rastapé, a Portal do Agreste e a Traquejo, todas elas fazem história e também fazem acontecer a nossa cultura. Cultura é vida e se é vida, a nossa Prefeitura tem compromisso com as pessoas e tem compromisso com a tradição e com a cultura”.

 


A cada finalização das apresentações, aconteceu a entrega dos certificados pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Um momento especial da noite, em que a Gestão Municipal reconheceu publicamente o talento, a dedicação e o compromisso de todos que mantêm viva a tradição do São João em nossa cidade.

 

Estiveram presentes no evento o secretário de Comunicação e Imprensa, Rodolfo Lima, o vereador Bel (filho de Nelson Barbudo), o diretor de Cultura José Eudes, além das equipes das secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e da Comunicação e Imprensa. Além disso, o evento contou com o apoio e a presença da Guarda Civil Municipal de Gravatá e da equipe da Secretaria de Saúde.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)