2° Hackathon Suape: alunos do Mediotec, Faculdade Senac e incubados no I.de.i.a.S desenvolvem soluções para desafios do Porto de Suape

Antônio Assis
0

Alunos do Mediotec, da Faculdade Senac Recife e empreendedores da Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.d.e.i.a.S) participam do Hackathon Suape, evento que desafia os participantes a desenvolver soluções criativas e tecnológicas para problemas reais da área de logística e sustentabilidade. A iniciativa foi promovida pelo Complexo Industrial Portuário de Suape em parceria com o Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Senac Pernambuco.

O evento começou na terça-feira (22), quando os participantes conheceram dois desafios propostos pela organização: o primeiro voltado à gestão de resíduos sólidos com foco em economia circular, e o segundo, à gestão de dados logísticos de veículos que utilizam os pátios do complexo. A partir daí, os grupos formados por estudantes e profissionais tiveram a missão de escolher um dos temas e, em apenas 48 horas, construir soluções inovadoras que poderiam ser aplicadas no próprio Porto.

O docente da Faculdade Senac, André Silva, atuou como mentor e facilitador do evento, conduzindo os participantes no processo de ideação com o uso da ferramenta Lean Canvas. “Estamos apoiando com mentoria e facilitação. Ministrei um workshop de Lean Canvas para que eles aprendessem como estruturar a ideia de inovação deles até a prototipação, e assim estarem prontos para apresentar um pitch da solução e concorrer à premiação”, explicou.

Entre os participantes, estiveram alunos do 3º ano do Mediotec (Logística e Análise e Desenvolvimento de Sistemas), estudantes da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac, além de desenvolvedores com projetos incubados na i.de.i.a.S.

Laís Brasil, aluna da turma de Logística do Mediotec, integrou um dos grupos que escolheu o desafio da economia circular. “Nosso foco foi identificar locais para reutilização e reagrupamento dos resíduos e criar um método de comunicação integrado entre as empresas, para tornar a gestão desses resíduos mais eficiente”, comentou.

Já no desafio de transporte e logística, o empreendedor Jairo Marinho, que tem projeto incubado na i.de.i.a.S, destacou a importância de soluções baseadas em dados: “O ponto principal do nosso projeto é garantir que as informações estejam disponíveis em tempo real. Hoje, Suape conta com três pátios de veículos. O desafio não só permitirá a coleta de dados de forma mais ágil e precisa, como também a verificação dessas informações em tempo real durante toda a jornada dos veículos.”

Nesta quinta-feira (24), os participantes apresentam os pitches das soluções desenvolvidas e descobrem quais ideias serão premiadas. A proposta vencedora pode receber prêmios de até R$ 5 mil.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)