O evento será realizado no dia 28 de maio de 2025 (14h às 18h), no auditório do Colégio Salesiano
12/05/2025 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Educação), convocou audiência pública para tratar da "Educação Especial na Rede Municipal de Ensino do Recife: desafios, reflexões e melhorias, após o Decreto nº 36.309/2023". O evento será realizado no dia 28 de maio de 2025 (14h às 18h), no auditório do Colégio Salesiano, no bairro da Boa Vista - Recife. Os interessados devem se inscrever acessando o link https://forms.gle/Lgk4Et1JHYWVygYH7.
De acordo com o Promotor de Justiça da 22ª PJDC, Salomão Ismail Filho, a audiência tem o objetivo de reunir e discutir com representantes da rede de educação do município do Recife, os desafios para acompanhar a execução e o cumprimento da política pública da educação especial após o Decreto Municipal nº 36.309, de 30 de janeiro de 2023, que instituiu a Política Pública de Educação Especial Inclusiva para os estudantes da rede municipal de ensino do Recife.
Além de autoridades federais, estaduais e municipais com atribuições no Recife e no Estado de Pernambuco, relacionadas com a temática envolvida, também estão sendo convidados representantes do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAO Educação), Unicef e da OAB-PE, e dos demais grupos sociais interessados, como dirigentes escolares, professores, agentes de apoio ao desenvolvimento escolar especial (AADEE), sindicatos de professores e pais de alunos.
A presidência da audiência será exercida pelo Promotor de Justiça Salomão Abdo Aziz, que dará início aos trabalhos explicando o objeto e os propósitos da audiência. Em seguida, haverá o momento de diálogo onde os expositores previamente inscritos poderão fazer o uso da palavra. Na ocasião, também estará presente a Promotora de Justiça Gilka Maria de Almeida Vasconcelos de Miranda, titular da 29ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Educação).
Será admitida ainda a participação de outros interessados, mediante a apresentação de perguntas e propostas dentro do tema da audiência, através de requerimentos feitos à presidência da mesa. O limite máximo para exposição ou formulação de propostas ou perguntas é de cinco minutos, por participante, admitida uma prorrogação, a critério da presidência.
Cronograma do evento: 14h - Abertura dos trabalhos e explicação inicial sobre os propósitos da audiência pública;
14h30 - Concessão da palavra aos expositores inscritos;
15h - Perguntas e questionamentos;
16h - Formulação de propostas e recomendações;
17h - Elaboração da ata e assinatura dos presentes;
17h30 - Conclusão dos trabalhos.