Gravataenses contam com atendimento vascular no Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa

Antônio Assis
0
As consultas são com a dra. Gabriela Alcoforado às quintas-feiras, pela manhã e tarde, e o agendamento acontece via USF, que encaminha o pedido para a Regulação e o hospital faz o acolhimento

Os usuários do SUS de Gravatá que sofrem com varizes, dores e cansaço nas pernas, por exemplo, podem ser atendidos no Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa, nas quintas-feiras, com a médica cirurgiã vascular, Dra. Gabriela Alcoforado.

O atendimento especializado pode ser marcado por meio da Unidade de Saúde da Família do paciente, que encaminha a solicitação de agendamento para a Regulação e o atendimento ambulatorial é realizado no hospital.

A médica explicou que: “Vou começar a avaliar toda essa demanda que tem aqui no município, tanto de doença venosa quanto de doença arterial, que é a parte onde o cirurgia vascular atua, no tratamento tanto das varizes, que é um exemplo de doença das veias, quanto da doença das artérias. Aqui no município a gente também está com uma proposta de começar o tratamento de varizes com a escleroterapia, com espuma, então vai ser muito bom para a gente tratar os pacientes que têm varizes e todas as complicações que as varizes trazem, que não é só uma doença estética, não é só um vasinho que está ali na perna, ela pode sim dar complicações maiores que incapacitam e diminui a qualidade de vida do paciente, como por exemplo a presença de úlceras na perna que são difíceis de cicatrizar e se não forem tratadas podem evoluir com complicações maiores”.

Maria de Lourdes, aposentada, mora no Bairro Novo e foi uma das pacientes que foi atendida na quinta (15). “Eu gostei, nunca tive esse atendimento aqui. Precisei agora e fui atrás e graças a Deus estou aqui. Espero que realmente seja satisfatório e eu possa conseguir o que eu estou buscando. Eu tenho muitas varizes e começou a me prejudicar, com dores, muita câimbra, muita fadiga nas pernas, então eu vi que é o momento de eu procurar ajuda. A gente fica agradecida, porque não precisa sair daqui para fora né, muito transtorno e aqui a gente vem até a pé mesmo e é muito satisfatório”.

Santina Pereira da Silva Santos, cuidadora, também foi atendida e aprovou o acesso a mais essa especialidade proporcionada pela gestão municipal. “O atendimento foi ótimo porque é uma oportunidade que a gente tem, que não precisa ir pra longe. Eu sinto canseira e dor nas pernas. Eu vim porque não pode deixar isso continuar, porque cada vez só vai piorando, depois vai chegar um ponto que a gente não aguenta. Eu agradeço pelo atendimento, que foi ótimo e essas coisas a gente tem que agradecer mesmo a Deus primeiramente e às pessoas que atendem a gente. Antes não tinha nada disso, e hoje pra você ver, aqui mudou, aqui tá muito bom. E espero que cada vez fique melhor, porque essas coisas assim é muito difícil, principalmente médico vascular, porque você vai num médico particular, tem que ter dinheiro. E é isso aí, espero que continue assim, porque cada vez mais a população será bem atendida”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)