Estudantes da UFPE vencem desafio nacional com aplicativo voltado ao cuidado de doenças crônicas

Antônio Assis
0


O evento reuniu equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras, tecnológicas e acessíveis para desafios urbanos

A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) Gabriella Graciano e o estudante do curso de Sistemas de Informação Gustavo Henrique Lima conquistaram o primeiro lugar no Desafio de Saúde – Doenças Crônicas da 13ª edição do Hacker Cidadão. O evento foi realizado de 8 a 10 deste mês, no Recife, e reuniu equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras, tecnológicas e acessíveis para desafios urbanos. A equipe vencedora contou ainda com a participação da médica Manuelle Graciano, formada pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Promovido pela Prefeitura do Recife, o Hacker Cidadão é um hackathon que estimula o uso da criatividade, da inovação e da tecnologia para desenvolver soluções inteligentes voltadas ao bem-estar da população. A iniciativa propõe desafios reais da cidade e convida estudantes, profissionais e pesquisadores a desenvolverem projetos com foco em efetividade, praticidade, simplicidade e economicidade – contribuindo assim para facilitar a relação das pessoas com os serviços urbanos e políticas públicas.

No Desafio de Saúde – Doenças Crônicas, os participantes foram provocados a pensar em estratégias que propiciassem o monitoramento e o apoio ao autocuidado de pessoas com hipertensão e/ou diabetes, promovendo maior adesão e acompanhamento ao tratamento. Em resposta a essa demanda, a equipe premiada desenvolveu um aplicativo de saúde que atua como um companheiro digital contínuo para pacientes com essas condições.

A solução apresentada se destacou por integrar tecnologias disruptivas com funcionalidades voltadas à autonomia do paciente, geração de dados para agentes comunitários de saúde e recursos de acessibilidade digital, incluindo facilidades para usuários com dificuldades de leitura. A proposta também fortalece a atuação da atenção básica, oferecendo aos profissionais de saúde uma ferramenta de acompanhamento mais ágil, eficaz e centrada no cuidado.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)