No último final de semana, o ex-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o diagnóstico de câncer de próstata em estágio avançado – com metástase nos ossos. Revelação trouxe um alerta para os perigos do câncer de próstata, segundo câncer mais comuns em homens.
Segundo o porta-voz de Joe Biden, a família, junto com a equipe médica, está analisando as opções de tratamento para o ex-presidente de 82 anos de idade. Não há informações precisas sobre a rotina de exames do político, como o PSA (antígeno prostático específico), exame utilizado para detectar precocemente o câncer de próstata.
Sobre o câncer de próstata
Esse tipo de câncer costuma crescer lentamente e, alguns casos, não apresenta sintomas nas fases iniciais. Quando os sinais aparecem, os mais comuns incluem dificuldade para urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar com frequência (principalmente à noite), dor pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. O câncer de próstata pode evoluir para metástase óssea, quando as células tumorais malignas se desprendem do tumor original (na próstata), entram na corrente sanguínea ou linfática e se instalam nos ossos.
De acordo com a oncologista que faz parte do corpo clínico do HCP, Dra. Paula Monteiro, o diagnóstico precoce é fundamental para proporcionar um tratamento que ofereça maiores chances de cura ao paciente.
“No caso do ex-presidente Joe Biden, que já um homem muito idoso, as chances de cura diminuem porque se trata de um câncer no estágio 4, ou seja, mais agressivo. Mas, há possibilidades de ele ter qualidade de vida através de tratamento de controle da doença”, explica.
A idade avançada é um dos fatores de risco para o câncer de próstata, que também está associado a alimentação e estilo de vida, bem como a questões genéticas e inflamações ou infecções na região.
Acompanhamento médico é fundamental
Dra. Paula Monteiro enfatiza o acompanhamento com o urologista, assim como os exames de rastreio, indicados a depender do caso do paciente e da idade.
“Temos, além do PSA, o toque retal, indicado pelo especialista para que seja feito o rastreio de lesão tumoral na região. O mais importante é que os homens tenham essa preocupação consigo mesmo, no que diz respeito ao cuidado com a saúde”, pontua.
HCP