O encontro visa a construção de espaços afetivos, reflexivos e formativos voltados para o acolhimento e desenvolvimento integral de crianças com Altas Habilidades/Superdotação
A Liga Acadêmica de Estudos em Precocidade, Altas Habilidades e Superdotação (Liga Pahs), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Projeto Semear a Pahs, promove, no próximo sábado (dia 10), das 10h às 12h, mais uma edição do ciclo de diálogos “Superpapos”. O encontro será realizado de forma virtual, via Google Meet, com o tema “Acolhendo crianças com AHSD: Espaços afetivos e enriquecedores de experiências aprendentes”. A convidada especial será a professora Angela Virgolim, referência nacional e internacional em superdotação. O evento é gratuito e oferece 100 vagas. As inscrições estão abertas até o dia 9 de maio, por meio do link.
A proposta do encontro é fomentar a construção de espaços afetivos, reflexivos e formativos voltados para o acolhimento e desenvolvimento integral de crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AHSD), ampliando a compreensão sobre suas necessidades educacionais específicas. A iniciativa é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados nas áreas da psicologia, educação e desenvolvimento humano.
A palestrante, professora Angela Virgolim, é graduada e mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de Connecticut (EUA). Durante sua trajetória acadêmica internacional, ela se especializou em Psicologia da Superdotação no National Research Center on the Gifted and Talented – atualmente Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development – coordenado pelo renomado professor Joseph Renzulli. Angela também é professora aposentada do Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da UnB e foi a primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD).
Com vasta produção bibliográfica, a pesquisa da docente concentra-se nos temas de inteligência, criatividade e superdotação, sendo reconhecida como uma das principais vozes na defesa de práticas educativas mais inclusivas e sensíveis às singularidades dos alunos com AHSD.
Mais informações