Secretaria de Indústria e Comércio de Gravatá finaliza Curso de Modelagem na sexta (09)

Antônio Assis
0
Duas turmas, sendo uma à tarde e outra à noite, encerraram as aulas com a possibilidade de crescer na área

Toda roupa, antes de chegar nas vitrines e araras das lojas, passa por um processo até esse momento final, quando chega aos olhos e mãos dos clientes. O nascimento das peças acontece através de uma função no mercado têxtil chamada modelista.

A Prefeitura de Gravatá promoveu formação para quem deseja ingressar nessa área de atuação. O curso de Modelagem Plana módulos I e II, de 29 de julho até esta sexta, dia 09 de agosto, foi realizado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, e o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco - NCTPE, por meio do Marco Pernambucano da Moda.

Adilson Júnior, instrutor do NTCPE, detalhou o que foi passado para os alunos. “Esse é o curso de modelagem básica, nível I e II para iniciantes e as alunas conseguiram transferir as medidas do corpo humano e planificar no molde. As bases de modelagem consistem de você pegar as medidas da tabela da indústria têxtil e a gente colocar essas medidas no corpo humano, que é algo tridimensional e algo bidimensional, que é o papel. A partir desse kit de bases elas conseguem interpretar qualquer modelo de roupa. Começaram com a base da saia, da blusa, da calça e agora já estão trabalhando a interpretação de modelos a partir dessas bases. Com a base da blusa elas conseguiram montar um vestido. Algumas alunas já são costureiras e elas vão levar o conhecimento do curso para a profissão e a intenção é que elas se profissionalizem e dêem continuidade com esse curso em níveis mais intermediários e avançados para depois se tornarem modelistas, que é algo que tem defasagem muito grande no mercado”.

Carol Silva, costureira e manicure, viu nesse curso a possibilidade de crescimento na área. “Eu já faço costura criativa, faço pano de prato, capa de almofada e eu não tinha uma formação com modelagem, nem experiência em cortar a base de uma roupa. Eu posso agora fazer uma roupa, ter uma profissão melhor. É um curso que não encontra aqui em Gravatá. É uma oportunidade para mim e para as meninas que não tinham experiência. Através dele que venham outros para nos qualificar. Eu vou poder ampliar o meu conhecimento. Sair de uma área simples e ir para uma mais avançada na costura. Agora vou poder criar até uma coleção de roupas que agora eu sei e tive essa base aqui”.

O secretário de Indústria e Comércio de Gravatá, José Joaquim de Lemos, fala do papel que a gestão municipal tem em melhorar a vida das pessoas com os cursos promovidos pela pasta. “Esse curso é muito importante porque as pessoas precisam se qualificar para entrar no mercado de trabalho e, sem dúvida nenhuma, é um mercado que a cada dia cresce mais, a gente vê isso de grande importância junto com o NTCPE e poder realizar todo esse trabalho de formação dessas pessoas para que venha contribuir na indústria, cada uma no seu trabalho para colaborar na receita e com certeza a gente fica muito feliz em ver a dedicação das pessoas todas animadas. Estamos à disposição não só para esse, mas outros cursos que virão pela frente para que a gente possa contribuir”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)