Em Paulista, mutirão contra a hanseníase atende 80 pessoas

 

Nove foram diagnosticadas com a doença
 
Com o objetivo de realizar a conscientização e diagnóstico da hanseníase, a Prefeitura do Paulista integrou uma ação, na última semana, no Forte de Pau Amarelo. A iniciativa ocorreu por meio de uma parceria entre a gestão municipal e Secretaria Estadual de Saúde, através da Fundação Novartis e do Movimento de Reintegração das Pessoas Acometidas pela Hanseníase (Morhan).

Durante os dois dias da ação, com o apoio de uma unidade móvel do Roda-Hans, uma equipe realizou 80 atendimentos médicos. Deste total, nove pessoas foram diagnosticadas com hanseníase, em suas diversas formas, contabilizando 11,25% de diagnósticos do número total de pessoas atendidas.

Ao todo, cinco consultórios móveis foram disponibilizados para a população que buscou atendimento na carreta da Fundação Novartis, a Roda-Hans. A estrutura contou com a atuação de equipes composta por médicos e profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do NASF-AB, da Atenção Básica de Saúde do município de Paulista. A ação teve ainda a presença da médica dermatologista e hansenóloga, a doutora Mecciene Mendes Rodrigues e do enfermeiro e especialista em hanseníase, Randal de Medeiros Garcia, que é coordenador do Núcleo Morhan - Recife.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Manuella Falcão, existe tratamento e cura para a doença, através do SUS. “A ação foi muito importante para o município, para que a nossa população tivesse acesso, por demanda espontânea, ao diagnóstico precoce da hanseníase, ao tratamento e à cura. Quando você se trata, você cuida de si mesmo, da sua família e da sua comunidade! Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa em caso de sinal ou sintoma suspeito da doença”, destacou Manuella Falcão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa