Nesta segunda-feira (27), 78 novos professores aprovados no concurso da Rede Municipal de Ensino do Paulista, realizado em 2016, foram empossados. O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação.
Os profissionais vão compor o quadro efetivo da rede municipal a partir do dia 26 de julho, lecionando nos anos iniciais da Educação Infantil e no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e nos anos finais do Ensino Fundamental. Eles ensinarão as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciências e História.
No dia 30 de maio de 2022, 108 professores foram convocados e nomeados. Os demais, que não estiveram na posse, têm o prazo de 30 dias após a convocação e nomeação para comparecerem e serem empossados, e mais 30 dias de prazo para o início do exercício do cargo.
Na ocasião, uma das representantes da pasta, a secretária executiva de Educação, Katia Clemente, parabenizou aos novos professores da rede municipal. “Eu gostaria de parabenizar a todos e a todas, porque é um privilégio passar em um concurso público, mas é uma responsabilidade muito grande, porque passamos a ser servidor público, que vai servir à comunidade, servir ao povo. E quando é servidor e professor, a responsabilidade é dupla, que vai ser aquele que vai ter a responsabilidade de levar o conhecimento”.
De acordo com o prefeito Yves Ribeiro, já foram convocados e nomeados anteriormente, na gestão atual, um total de 103 professores. Além dos 78 novos empossados, o prefeito assegurou que mais professores devem ser convocados. “Já estamos com duas escolas novas, uma que vamos concluir em Maranguape II, que é a Dom Helder, e uma nova, na Nossa Prata. Já autorizei o secretário Geraldo a construir mais 5 escolas e 3 creches, se Deus quiser, para colocar essas crianças na escola, porque lugar de criança é na escola. E para ter criança na escola é preciso ter professor. Se a gente tem concurso para professor, por que não chamar? Então, é um direito de vocês. Direito é direito e é uma obrigação minha convocar os professores”, destacou o prefeito Yves Ribeiro.
Estiveram presentes no evento a secretária de Administração do Município, Patrícia Barbosa do Rego Barros; o secretário Executivo de Educação, José Francisco dos Santos; a secretária Executiva de Educação, Kátia Clemente Batista; a procuradora-Geral do Município, Flávia Patrícia Novelino de Andrade Lima; o presidente do Sindicato dos Professores de Paulista, Giberto Sabino, e os vereadores Eudes Farias, Cassiane Eduarda e Márcio Freire.