Maria Farinha, em Paulista, se transforma em berçário de tartarugas marinhas

Antônio Assis
0

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura Municipal do Paulista acompanhou, na última segunda-feira (11), o nascimento de tartarugas marinhas na praia de Maria Farinha. Os filhotes são da espécie chelonia mydas, mais conhecida como tartaruga-verde.

Essa praia, com suas águas mornas e límpidas, se tornou o lugar ideal para reprodução da espécie. Na segunda-feira, mais de 1.000 tartarugas nasceram. Com ajuda de voluntários e técnicos da SEMA, elas foram encaminhadas em direção ao mar.

De acordo com o órgão, as tartarugas costumam realizar a desova ao anoitecer, quando a areia se encontra fria. Os ninhos são preparados por suas nadadeiras e acolhem cerca de 120 ovos, que têm incubação entre 45 e 60 dias. Após esse período, os filhotes rompem os ovos e seguem até o mar.

A Prefeitura Municipal vai disponibilizar um calendário informando as datas e horários das futuras eclosões dos ovos desses animais. Com isso, os futuros nascimentos poderão ser acompanhados pelos moradores, turistas e banhistas do município.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Imprensa, o agendamento para acompanhar os próximos nascimentos será feito através do número de telefone (81) 9 9919-4342.

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente orienta que caso algum morador ou banhista encontre um ninho de tartaruga no litoral, é importante não mexer e entrar em contato com o órgão. O número para contato é o (81) 9 9836-9947. A comunicação também pode ser feita por meio do perfil @paulista.tartarugasmarinhas no Instagram.

Participaram da soltura a equipe de monitoramento que é formada por voluntários e técnicos da SEMA; Geanne Novais, Jocelane Cavalcanti, Bruna Maldonado, Tiago Santos, Silvio Batista, Rayza Brasileiro, Matheus Bomfim, Kelly Castro, Denise Alves, Paulo Da Silva, Karina Agra.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)