Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma premiação simbólica para os seis estudantes da Rede Municipal de Ensino que foram medalhistas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e também para os alunos vencedores de alguns projetos realizados nas escolas da rede pública.
O evento foi coordenado pela Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem e aconteceu na Avenida Floriano Peixoto, nº 90, no Centro, próximo ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira.
Os seis medalhistas na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) são estudantes da Escola Municipal Professora Alga Marina. Com um grande desempenho, a unidade de ensino faturou uma medalha de prata e cinco medalhas de bronze na competição.
Entre os projetos desenvolvidos nas escolas, destacam-se o concurso “De carona com a poesia”, que estimula a produção de poemas pelos estudantes, e o Desafio Videos for Change Paulista, jogo que oferece aos jovens a oportunidade de abordar uma questão social com a qual se identifiquem e queiram dar visibilidade por meio da produção de vídeos.
Presente na cerimônia, o Prefeito Yves Ribeiro falou sobre a premiação. “Eu fiquei muito impressionado com as crianças, elas são bastante criativas, têm uma mente muito fértil. Eu vi trabalhos maravilhosos. É muito importante estimular a criatividade desses jovens e trazer temas importantes, trazer reflexão para o ambiente escolar. Todos estão de parabéns, todos são vencedores”, destacou.
“É fundamental desenvolver projetos conscientizadores. São sementinhas plantadas que a gente colhe frutos agora e no futuro. São essas crianças que vão mudar o futuro da nossa cidade, do nosso país, porque elas vão levar para frente aquilo que a gente está semeando hoje”, disse a secretária de Educação Jaqueline Moreira.
Rede Municipal do Paulista tem destaque nacional
Também houve uma homenagem ao projeto “Trânsito é assunto para criança”, da professora Adriana de Souza Brahim, da Escola Professor Salvador Dimech, localizada no bairro do Janga. O trabalho foi destaque nacional no Programa Educação Viária é Vital, da Fundação MAPFRE, ficando entre os 10 melhores de 445 trabalhos.
A professora Adriana, responsável pela iniciativa, buscou incentivar, durante as atividades elucidativas, o protagonismo dos estudantes na prática de ações que possibilitaram a análise da dinâmica de circulação nas vias públicas da Cidade do Paulista e também da Região Metropolitana.
Assim como o “Educação Viária é Vital”, o intuito é envolver os jovens e as famílias na solução de desafios de segurança viária e mobilidade.