A Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer, Esporte e Juventude realizou no domingo (03) a ação Descubra Paudalho de Bike ou a Pé. A iniciativa fez parte da programação da semana em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado durante o mês de setembro.
O objetivo da atividade foi mostrar o potencial turístico da cidade para a população e também para os visitantes. Quem participou da programação teve a oportunidade de conhecer a história dos monumentos marcantes do município. O roteiro turístico incluiu pontos como a Igreja Rosário dos Homens Pretos, o Casario da Praça Joaquim Nabuco, a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, a Ponte do Itaíba, entre vários outros locais.
O evento teve início às 15h e contou com dois pontos de saída, um para quem optou pelo passeio a pé e outro para quem foi de bicicleta. A concentração da bike tour teve início na Academia da Saúde e, para quem foi caminhando, o ponto de partida foi na Praça do Rosário, no Centro.
O superintendente Vital Sotero decidiu realizar o passeio de bicicleta. Ele aproveitou o roteiro junto a um grupo formado por cerca de 30 ciclistas. “Foi uma experiência extraordinária, Paudalho é uma cidade linda. Recomendo que todos participem”, comentou. Já a paudalhense Graciele Barbosa foi a pé: “Sempre tive interesse em saber mais sobre a cidade, até mesmo para fins pedagógicos. Eu não poderia deixar essa oportunidade passar.”
O professor João Batista foi o guia do passeio, ele compartilhou informações sobre o passado e o presente do município. “Nós temos casarios, temos uma história, nós temos o teatro da Paixão de Cristo, nós temos uma natureza belíssima, então a gente está dando mais um passo para mostrar para o mundo e fazer com que as pessoas venham nos visitar, venham ver o que é bom e o que é nosso”, declarou.
Além das belezas da cidade, o público também prestigiou a apresentação cultural do grupo Boi Bole Bole. Na ocasião, também houve a entrega do Passaporte Pernambuco para os participantes, esse é um documento sem valor oficial criado e distribuído pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE) com o intuito de motivar o turismo dentro de Pernambuco.