Vinícius Henrique, Evellyn Peixoto, Amanda Cabral, Michael Carvalho, Eloá Aguiar e vários outros jovens retrataram alegria e emoção, expressando um gesto de vitória ao receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, vacinou, neste sábado (14), 4.558 pessoas, marcando mais um recorde no número de vacinados em 24h. A imunização ocorreu em 16 polos, como vem acontecendo em todos os sábados.
A violinista Amanda Cabral, formada em Música pela UFPE, mostrou toda sua felicidade na hora de receber o imunizante. Ela levou uma placa com os dizeres “Glórias, Glórias, Aleluias, vencendo com JeSUS”, agradecendo a Jesus Cristo e fazendo uma homenagem ao Sistema Único Saúde (SUS).
Eloá Aguiar, na hora da vacinação, com a placa da Secretaria de Saúde para expressar sua alegria. "Muita ansiedade até chegar minha vez. E, finalmente, meu dia chegou, trazendo uma segurança a mais à minha saúde e às pessoas ao meu redor. Sei que se cada um fizer sua parte, juntos venceremos o novo coronavírus."
O secretário de Saúde de Paulista, Charles Roger, reforçou a importância de que as pessoas compareçam aos polos no horário agendado, para evitar aglomeração e ajudar o trabalho dos profissionais de saúde. Charles Roger acompanhou todos os 16 polos e observou o primeiro dia da imunização dos jovens a partir de 24 anos.
Para receber a aplicação, o agendamento deve ser realizado através do site www.agendamentovacinapaulista.com.br ou no aplicativo Cidadão Digital, disponível para download em plataformas Android na página inicial do endereço. No dia e hora marcados, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Além do público geral a partir de 24 anos, podem ser vacinados os seguintes grupos: pessoas com comorbidades (a partir dos 18 anos); gestantes (a partir dos 18 anos); puérperas com até 45 dias (a partir dos 18 anos); caminhoneiros; profissionais da saúde; profissionais da educação; profissionais de educação física; trabalhadores industriais; trabalhadores da limpeza urbana e resíduos sólidos; aquaviários; forças armadas; forças de salvamento; seguranças; trabalhadores dos correios e bancários.
Quem estiver no grupo de comorbidades deve levar o laudo médico e o registro do CID no dia e hora marcados. Os profissionais que serão vacinados em razão da atividade profissional que exercem deverão comprovar vínculo empregatício. Além disso, precisam atuar no município do Paulista.
Em relação aos acamados, a imunização é realizada em domicílio, com o deslocamento de uma equipe da Saúde para o local. O munícipe deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, comunicar a necessidade da imunização em domicílio e aguardar a visita da equipe para a aplicação.