Cidade Pacífica aumenta número de municípios inscritos para 43

Antônio Assis
0

O projeto estratégico Cidade Pacífica, do Ministério Público de Pernambuco, conta agora com 43 municípios inscritos. Nesta quarta-feira (18/08), Taquaritinga do Norte e Santa Cruz do Capibaribe aderiram ao projeto. Assim, os prefeitos Ivanildo Mestre Bezerra, de Taquaritinga do Norte, e Fábio Aragão, de Santa Cruz do Capibaribe, se comprometem em apresentar medidas de combate à violência de acordo com os eixos temáticos descritos pelo Cidade Pacífica.
Os eixos são: Guarda municipal pacificadora; Segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; Esporte pacificador/Cultura/Lazer; Mesa municipal de segurança; Proteção integrada pacificando escolas; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Iluminação pacificadora; Pacificando Bares e similares (operação Bar Seguro); e Juntos pela segurança na saúde/Covid-19, dentre outros.

Com o Cidade Pacífica, os municípios buscam promover segurança pública, mas que não tem a ver com o enfrentamento ostensivo e sim com a prevenção. Já o MPPE, como fomentador de políticas públicas, apresenta os eixos e as metas do projeto, acompanha e auxilia o município em sua trajetória para concluir seus compromissos e fiscaliza de forma razoável os erros e acertos no sentido de corrigir e premiar.

“Dentro do possível, o município deve auxiliar em medidas práticas, evitando-se que os crimes de proximidade possam progredir para uma fase mais grave, causando uma indesejável sensação de insegurança na população“, comentou o assessor-técnico da Procuradoria-Geral de Justiça e promotor de Justiça, Luís Sávio Loureiro.

A equipe do Cidade Pacífica acompanha os indicadores de violência de cada município participante e cria um ranking periódico, apontando os que reduziram a criminalidade. Os que conseguem sucesso são certificados pelo resultado satisfatório.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)