Oposição a Paulo Câmara tem primeiro encontro reservado - Renata Bezerra de Melo

Antônio Assis
0
A reunião deu-se, ontem, na casa de um dos parlamentares. Estavam presentes: os ministros Fernando Bezerra Coelho Filho (Minas e Energia), Bruno Araújo (Cidades), Mendonça Filho (Educação) e os senadores Armando Monteiro Neto e Fernando Bezerra Coelho. Pela primeira vez, foram à mesa para começar a traçar, de fato, um plano de ação para montagem do palanque de 2018 que fará oposição ao governo Paulo Câmara.

Deram início a um roteiro de diálogo que deve nortear o grupo.
Até aqui, esses ministros e senadores vinham aparecendo juntos em público, em cenas simbólicas. A primeira aparição fora em Caruaru, durante ato do Ministério das Cidades, capitaneado por Bruno Araújo, quando Fernando Bezerra Coelho sugeriu a formação de uma frente das oposições, lembrando que Caruaru e Petrolina se levantaram, em 2006, "para armar uma frente política que se fez vitoriosa" e sugeriu que essas duas cidades se unam, mais uma vez, "por um novo tempo".
No último domingo, durante a convenção estadual do PSDB, parte dessas forças políticas voltaram a aparecer juntas. Marcaram presença, no ato do tucanato, entre outros, o senador Fernando Bezerra Coelho, a deputada estadual Priscila Krause e o deputado federal Jorge Corte Real, ligado ao senador Armando Monteiro. Ontem, saíram dos holofotes para começar a levar o plano à ponta do lápis. Jungmann, que integra a base aliada de Paulo Câmara, não participou desse encontro reservado.

Próximos, mas distantes
Presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos está animada com a pré-candidatura de Manuela Dávila à Presidência da República. Embora o PCdoB seja aliado histórico do PT, a dirigente acha "muito difícil" haver alguma chance de os petistas apoiarem o projeto dos comunistas, ainda que a candidatura de Lula não seja prego batido e ponta virada. 

No ar > Após o Palácio indicar André Campos como solução para a Perpart, para onde o Solidariedade já havia apresentado nome de Jogli Uchoa, a filiação do secretário de Articulação ao partido ainda não é dada como certa pela cúpula do SD. 

Alerta > Entre os cálculos que vêm sendo feitos estão os referentes à formação da chapa proporcional. Há uma ala que defende que André, sendo um quadro de peso, chegaria para agregar, mas há um outro lado fazendo ressalvas, temendo que isso gere concorrência.

Na fila > Entre os pré-candidatos do Solidariedade, estão o secretário de Habitação da PCR, Alberto Feitosa, e a esposa do prefeito de Olinda, Professor Lupércio, Cláudia Cordeiro. A correligionários, o prefeito já bateu o martelo sobre o nome dela para corrida pela Alepe.

Por elas > Projeto de Lei da deputada Simone Santana cria o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a ser lembrado anualmente em 5 de abril. Nesta data, a jovem Mirella Sena foi assassinada, no Recife, em razão de seu gênero. A proposta foi aprovada na última segunda-feira. 

Um brinde > Há cerca de três semanas, o deputado federal João Fernando Coutinho foi recebido, no Palácio das Princesas, para jantar com o governador Paulo Câmara. Antes, algumas abordagens ao parlamentar já havia se dado através de alguns secretários, como Antônio Figueira. O encontro sela uma reaproximação no momento em que chegou-se a cogitar, nos bastidores, que João atravessaria para o PMDB.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)