Nova ferramenta deixa Portal da Transparência mais eficiente

Antônio Assis
0
Ministério Público de Pernambuco - MPPE

O Portal da Transparência do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está mais eficaz do que nunca. Desde o final do mês passado, a Controladoria Ministerial Interna (CMI), responsável pelo acompanhamento das informações que são inseridas no portal, implantou uma ferramenta que tem possibilitado acompanhar de uma maneira mais eficiente os procedimentos de alimentação dos dados pelos diversos setores que integram a instituição. Parceria e comprometimento têm sido palavras-chave na persecução de um Ministério Público mais próximo dos anseios da sociedade moderna, seguindo as diretrizes da Secretaria Geral do MPPE no processo constante de modernização e transparência em curso.

O controlador interno Rodrigo Amaro informa que a reformulação do processo de acompanhamento permitiu a adoção de um BI – sigla em inglês para “Business Inteligence”, algo como um banco de dados inteligente – específico para o monitoramento da alimentação das informações, responsável por esse aumento no nível interno de confiabilidade do portal. “Nós podemos acompanhar em tempo real a alimentação. Tivemos a melhor série histórica de resposta aos 320 pontos de monitoramento que são exigidos pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)”, destacou Amaro, acrescentando que o MPPE está bem próximo dos 100% de atendimento às demandas do CNMP em relação ao portal.

“Hoje, 25 pontos que nem sequer eram atendidos em janeiro desse ano agora estão em dia com a boa transparência pública. Isso só é possível porque os gestores, que são nossos parceiros nesse caminho, estão mais sensíveis e o nível de alimentação de dados aumentou”, detalha o ténico ministerial Tiago Lima, que é gerente de controle da CMI.

Rodrigo Amaro salienta que o BI em desenvolvimento não trouxe custo algum aos cofres do Ministério Público. “Estamos trabalhando com conceitos de colaboração em massa e de computação nas nuvens para desenvolvimento de soluções simples e efetivas para produzir melhores informações sobre o sistema de transparência do MPPE. Com isso, podemos responder de maneira quase que imediata às demandas, dentro do que a instituição necessita para poder dar à sociedade a resposta adequada”, enfatiza o controlador. “Hoje podemos 'medir' a transparência em tempo real”, conclui.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)