Urbana-PE pede 33,9%, o que elevaria Anel A para R$ 3,75
Foto: Paullo Allmeida/ArquivoFolha
Folha de Pernambuco
O reajuste das tarifas de ônibus do Grande Recife será discutido na próxima sexta-feira, às 8h30, em reunião do CSTM no Centro de Convenções, em Olinda. Diferentemente de anos anteriores, quando eram realizadas duas sessões para deliberar sobre o assunto, a expectativa é de que a votação do índice que será aplicado sobre as passagens de ônibus ocorra já nesse dia e entre em vigor no domingo.

Os empresários de ônibus atribuem à necessidade de reajuste uma defasagem histórica. Dizem que, de 2006 para cá, o aumento acumulado da passagem foi de 69,7%, enquanto os custos das operadoras com pessoal (120,7%) e aquisição de ônibus do tipo padrão (60%) cresceram mais.
Outro fator foi a queda de 10% no número de passageiros pagantes em 2016 e uma redução de 5% projetada para 2017. “Anualmente, as passagens são realinhadas, como ocorre em todo o Brasil. É necessário o equilíbrio econômico-financeiro do sistema”, afirmou o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira.
À frente de protestos contra o reajuste da passagem nos últimos anos, a Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP) pretende discutir uma pauta de mobilizações no próximo sábado. “Haveria uma reunião do Conselho hoje [ontem], mas, como isso foi divulgado, acabou sendo cancelado. Sem terem se reunido nenhuma vez, vão discutir, numa única ocasião, na sexta-feira, um assunto como esse”, criticou Pedro Josephi, integrante da FLTP.