MEDO A fotógrafa Larissa Felsen, que foi expulsa do carro por um motorista da Uber antes de chegar ao destino final: a corrida que deveria custar R$ 7 saiu por R$ 29,99
Ludmilla Amaral
ISTOÉ

Uma das razões para o declínio da qualidade do serviço pode estar na frustração dos próprios motoristas. “Se a remuneração é baixa, a rotatividade cresce e há um desencanto, a qualidade cai e o sistema perde a confiança do usuário”, diz Sergio Ejzenberg, engenheiro e mestre em transportes. “O motorista começa a trabalhar no entusiasmo. Quando percebe que a remuneração não compensa, ele tem duas saídas: ou trabalhar demais, aumentando riscos e reduzindo a qualidade, ou abandonar o aplicativo”, afirma. O consultor de trânsito Flamínio Fishman vai além, atribuindo ao modelo de negócio da Uber a insatisfação dos usuários. “Onde eles enxergam uma brecha na legislação, eles entram de forma muito agressiva. Aqui, a Uber faz promoção para concorrer com ônibus. Isso não é saudável. Em outros locais existe uma preocupação maior com a harmonização da concorrência”, afirma.
INDIQUE UM AMIGO
Com o desemprego em alta, a Uber se tornou uma alternativa de remuneração até para quem não possui carro próprio. No final de 2015, 7 mil motoristas atuavam com o aplicativo em todo o País. Hoje, são 50 mil condutores cadastrados para atender aos 8,7 milhões de clientes registrados no aplicativo. “A demanda cresce continuamente por esse tipo de serviço, então novos motoristas entram na plataforma constantemente para garantir que os usuários tenham um carro rapidamente”, informou à reportagem de ISTOÉ a assessoria de imprensa da empresa.
Para continuar crescendo nesse ritmo, a Uber não só facilita o cadastro como paga R$ 700 ao associado que indicar um amigo (desde que o novo motorista complete 40 corridas). Sobre o incidente com a fotógrafa Larissa, a empresa diz que irá devolver o valor pago a mais e investigar o condutor. “Monitoramos muito de perto o funcionamento da plataforma e desativamos usuários e motoristas que infrinjam os termos de uso”.
Como é em outros países
A Uber funciona de acordo com cada regulamentação municipal
Estados Unidos
• Algumas cidades exigem que os motoristas sejam submetidos a uma rigorosa verificação de antecedentes e a programas de treinamento. Os veículos são inspecionados por um mecânico autorizado
• Em 2015, na Califórnia, o aplicativo foi multado em US$ 7,3 milhões por não repassar informações sobre número de corridas, requisições de carros acessíveis para deficientes e causas de acidentes
• Pode haver obrigatoriedade de seguro no valor de até US$ 1 milhão para cada corrida
México
• A Cidade do México impôs um valor mínimo equivalente a US$ 12,6 mil para um veículo poder ser utilizado no serviço. O imposto de 1,5% do custo da corrida é destinado a melhorar os serviços de táxi
Reino Unido
• Em outubro, a Justiça decidiu que os motoristas do Uber são empregados da empresa, que deve arcar com todos custos trabalhistas, incluindo folga remunerada
A Uber conta hoje com 50 mil condutores cadastrados para atender aos 8,7 milhões de clientes registrados no aplicativo