Discussão sobre crise e impeachment chega à sala de aula no Recife

Antônio Assis
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Alunos do Lubienska, no Recife, pesquisam o que está por trás dos discursos políticos
Ricardo Labastier/ JC Imagem

JC Online

Criança e adolescente vestindo vermelho ou verde e amarelo. Gritando “Fora Dilma!” ou “Não vai ter Golpe!” Em meio à enxurrada de opiniões divergentes sobre a crise política no Brasil e às manifestações nas ruas e redes sociais a favor e contra o afastamento da presidente da República, sobrou para a escola dar equilíbrio no debate e fazer muito bem o que cabe a ela: ensinar os alunos a buscar informação, construir o conhecimento e exercitar a tolerância diante de ideias diferentes, o que tanto se preza numa democracia.

O professor Erinaldo Ferreira, de Política e Sociedade no ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), defende o processo de educação sem partidarismo. Não que o professor e cada aluno não tenham suas ideologias e preferências partidárias. Mas na hora do debate na sala de aula, o que importa é revisitar a história, conhecer as leis, buscar argumentos, refletir sobre o que chega pelas diferentes redes de informação. Cabe ao professor, explicar, conduzir uma discussão sem paixão.

“No direito, por exemplo, as coisas não são tão exatas como na matemática”, diz, referindo-se às diferentes interpretações da lei que justificam e condenam o pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff. A condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também suscitou questionamentos e argumentações, assim como a escuta telefônica, a pedido da Justiça Federal, que envolveu fala da presidente, vazada para a mídia.

Desde o início do ano letivo, o professor Erinaldo tem mexido na programação de conteúdo, antecipando os assuntos e as novas demandas. “Eles chegam na escola com informações da mídia. Uns grupos se baseiam na televisão e outros nas mídias alternativas”, comenta. Os alunos têm muitas dúvidas e curiosidade. Os fatos têm despertado mais interesse por política.

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