Alunos do Lubienska, no Recife, pesquisam o que está por trás dos discursos políticos
Ricardo Labastier/ JC Imagem
JC Online
Criança e adolescente vestindo vermelho ou verde e amarelo. Gritando “Fora Dilma!” ou “Não vai ter Golpe!” Em meio à enxurrada de opiniões divergentes sobre a crise política no Brasil e às manifestações nas ruas e redes sociais a favor e contra o afastamento da presidente da República, sobrou para a escola dar equilíbrio no debate e fazer muito bem o que cabe a ela: ensinar os alunos a buscar informação, construir o conhecimento e exercitar a tolerância diante de ideias diferentes, o que tanto se preza numa democracia.

“No direito, por exemplo, as coisas não são tão exatas como na matemática”, diz, referindo-se às diferentes interpretações da lei que justificam e condenam o pedido de afastamento da presidente Dilma Rousseff. A condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também suscitou questionamentos e argumentações, assim como a escuta telefônica, a pedido da Justiça Federal, que envolveu fala da presidente, vazada para a mídia.
Desde o início do ano letivo, o professor Erinaldo tem mexido na programação de conteúdo, antecipando os assuntos e as novas demandas. “Eles chegam na escola com informações da mídia. Uns grupos se baseiam na televisão e outros nas mídias alternativas”, comenta. Os alunos têm muitas dúvidas e curiosidade. Os fatos têm despertado mais interesse por política.