Comunicação se reinventa na era das mídias digitais

Antônio Assis
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Cursos de cinema vão suprir demanda de mercado
Fernando da Hora/JC Imagem

JC Online

O mercado de comunicação sofreu uma reviravolta irreversível. Aquela internet discada, que começamos a usar em 1995, veio para mudar a maneira como consumimos informação e entretenimento. Na última década, o surgimento das mídias sociais e a explosão do uso dos dispositivos móveis aprofundaram essas transformações. Jornalismo, cinema, rádio, TV e publicidade vivem um momento de transição, permeado por desafios e oportunidades. Daqui há poucas décadas vamos olhar para trás e avaliar com mais distanciamento o que significou esse momento histórico de convivência entre as mídias tradicionais e as digitais. 

“A sociedade mudou e as profissões precisam se adaptar, porque não vai existir um retrocesso. Estamos vivendo tudo ao mesmo tempo agora. O celular roubou o lugar da agenda, da câmera fotográfica e do telemarketing que pedia o táxi. As pessoas assistem Netflix e TV aberta, leem jornal no papel e no celular. As coisas não morreram, elas estão num momento de convivência e transição. É um momento muito desafiador e de incertezas, mas talvez em 2030 não tenhamos mais tantas dúvidas”, diz a professora dos cursos de jornalismo e de comunicação e multimeios da PUC-SP, Pollyana Ferrari. Autora dos livrosJornalismo digital, A força da Mídia Social, Hipertexto-Hipermídia e No tempo das telas, ela defende que, no caso do jornalismo, a qualidade será o diferencial independentemente da plataforma. 

A professora diz que o mesmo raciocínio vale para a fotografia. A possibilidade de ter um smartphone nas mãos com vários aplicativos de filtros transforma todo mundo em fotógrafo. Vivemos na base do fotografo, logo existo. A internet também permite a autopublicação e o compartilhamento. O cidadão comum é ao mesmo tempo produtor, editor e distribuidor. “Mais uma vez a qualidade, a ética e a credibilidade farão a diferença. O Instagram de um fotógrafo será diferente do de Mariazinha”, observa.

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