Amanda costuma reclamar nas redes sociais quando não consegue ser atendida por outras vias
Sérgio Bernardo/ JC Imagem
Anna Tiago
JC Online
Quem nunca reclamou de algum serviço ou produto nas redes sociais ou teve vontade de fazê-lo? A jornalista Amanda Arruda não resistiu: publicou o problema que teve com uma editora de revistas na web e acabou tendo um retorno positivo. O problema de Amanda pode acontecer com qualquer um. Ela recebeu uma carta informando a renovação automática de duas revistas e, como não tinha interesse, ligou pedindo o cancelamento da renovação. No início deste mês, recebeu as revistas em casa e, indignada, desabafou no Facebook. “O que eu descobri foi que eles não apenas renovaram as assinaturas, como renovaram por dois anos”.

Amanda faz parte das estatísticas que mostram que redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram são ferramentas cada vez mais utilizadas pelos brasileiros para resolver problemas com as empresas. Segundo a pesquisaHábitos e Comportamentos dos Usuários de Redes Sociais no Brasil, realizada pela E.life, esse canal superou os contatos via site oficial em 2014 com 39,4% da preferência, contra 31,1%.
A tendência é de crescimento do número de reclamações feitas pelas redes. “Quando a gente perguntou por que usou as redes sociais para falar com a empresa, a maioria das pessoas respondeu que era o canal mais fácil ou que o problema não foi resolvido em outros canais”, diz o CEO da E.life, Alessandro Lima.