Geração de empregos e desmobilização industrial unem Zona da Mata Norte ao Litoral Sul

Antônio Assis
0
Navio André Rebouças, que foi inaugurado no início de maio, é um dos cinco que foram construídos em solo pernambucano. Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação PR

O Complexo Portuário e Industrial de Suape está localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, a aproximadamente 40 km ao sul do Recife. Já a cidade deGoiana fica no litoral norte do estado, a 66 km da capital e possui a segunda maior população da Zona da Mata Pernambucana.

O Porto de Suape, criado através de lei estadual em 1978 e inaugurado em 1983, possui 13.500 hectares, distribuídos em zonas portuária, industrial, administrativa e de serviços. Já em Goiana, foi criado em 2006, através de lei federal, o polo farmacoquímico, com a fábrica da Hemobrás. Em 2015, foi inaugurada a primeira fábrica da Jeep no Brasil, expandido o polo industrial da região.

Suape e goiana são exemplos do crescimento econômico de Pernambuco nas últimas décadas. A movimentação de cargas no porto ultrapassou a marca de 11 milhões de toneladas, em um investimentoque já soma R$ 40 bilhões. Empreendimentos como o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima mudaram a cara da região. O eletricista Luiz de França, por exemplo, trocou o serviço autônomo pela refinaria. :

Para atender a expectativa de produzir 250 mil carros por ano, a fábrica da Jeep, em Goiana, deve empregar 11 mil pessoas até o fim de 2015, enquanto o polo da cidade pode alcançar a casa dos 40 mil funcionários nos próximos 5 anos. A chegada das novas indústrias promoveu crescimento na cidade e no comércio das redondezas, como diz o comerciante e aposentado, José Galdino. “Aqui tivemos só melhoras. O comércio cresceu, tem muita gente que vem do Recife para negociar aqui”, comemora.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)