Vereador tucano vai produzir livro sobre escolas do Recife. Foto: divulgação.
Blog do Jamildo
Crítico rotineiro da rede municipal do Recife, o vereador André Régis (PSDB) vai compilar o que viu e ouviu nas andanças pelas escolas em um livro, que deve ser lançado ainda este ano. A obra trará o diagnóstico da estrutura de ensino das escolas da capital pernambucana.
A equipe do parlamentar produziu uma série de reportagens para as redes sociais sobre as condições ambientais das escolas municipais, com alertas sobre o calor excessivo e a precária luminosidade nas salas de aula.

Em relação à luminosidade, por exemplo, a ABNT recomenda uma variação entre 200 e 750 lux. Já quanto à temperatura, a norma estabelecida pelo Ministério do Trabalho estabelece que ela não deve ultrapassar 23 graus. Nas escolas do Recife foi detectada uma temperatura de 32 graus e uma luminosidade média de 100 lux.
“O objetivo desse livro é mostrar à sociedade que é preciso mudar. E é possível mudar. O livro faz o diagnóstico e também apresenta soluções, caminhos que podem ser trilhados para levar a uma educação de qualidade. Nós sabemos o que é a rede. Não concordamos com ela, não aceitamos que haja uma rede violadora de direitos humanos. Acreditamos que a partir do momento que a população tem conhecimento, baseado em dados seguros, de estudos técnicos, ela possa também pressionar o poder público para que venha a nascer uma nova rede municipal na cidade do Recife”, acredita Régis.