Estudantes divulgam dossiê sobre situação de escolas estaduais em PE

Antônio Assis
0
Diário de Pernambuco

Nesta quinta-feira, estudantes da rede pública estadual divulgaram um dossiê sobre a situação das escolas. Os alunos pretendem entregar o documento ainda nesta quinta-feira ao secretário de Educação Frederico Amâncio.

Esta manhã os estudantes protestam na sede da Secretaria de Educação de Pernambuco, na Várzea, Zona Oeste do Recife. O ato acontece em apoio aos professores estaduais, em greve pelo aumento de 13,01% a toda a categoria. 

Confira o documento na íntegra:

Dossiê das Escolas Estaduais de Pernambuco


Illmos. Srs,
Paulo Henrique Saraiva Câmara Governador do Estado de Pernambuco
Frederico da Costa Amâncio Secretário de Educação do Estado de Pernambuco

Reconhecendo o valor que tem a educação para a formação do caráter do cidadão de bem e sabendo que só através das mãos de bons professores, devidamente valorizados e respeitados chegaremos a uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; nós, estudantes e ex-estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, REPUDIAMOS a política educacional do atual governo do estado.

E como verdadeiros interessados numa REAL educação de qualidade, mostramos apoio à luta pelo aumento de 13,01% para TODOS OS PROFESSORES da rede estadual de Pernambuco, respeitando seus tempos de serviços e seus níveis conforme PCC já existente, já que a valorização profissional começa pelo salário. Pois, sem professores ou com os mesmos insatisfeitos não há qualquer chance de termos uma boa educação. É nosso direito não ter as aulas interrompidas por uma política salarial injusta e desrespeitosa, pois qualquer profissional não aceitaria tamanha ofensa. Queremos dignidade para os professores para nos sentirmos dignos também.

Reivindicamos através deste dossiê a manutenção adequada de nossas escolas. Nossas horas de estudo tornam-se verdadeiras horas de terror com salas quentes, pelo fato de não terem número suficiente de ventiladores, ou ainda, não haver nenhum; espaços físicos sucateados, equipamentos em péssimo funcionamento, como os computadores e o não fornecimento deInternet. Sabemos também que os recursos financeiros atrasam ou não chegam às escolas e por vezes chegam, porém não são devidamente administrados.
“PASSE LIVRE” para todos os estudantes de Pernambucano, pela mobilidade ser uma necessidade básica do estudante.

E o preenchimento de todas as vagas de professores na escola, pois ainda, infelizmente estando já no mês de Abril do ano em curso, há muitas escolas que não têm professores para algumas disciplinas.

Participam do movimento as seguintes escolas:
1- EREM Ginásio Pernambucano (Cabugá) 2- EREM Ginásio Pernambucano (Aurora) 3- Porto Digital (Recife Antigo)
4- ETEMAC (Jaboatão) 5- Olinto Victor (Várzea) 6- Escola Dom Bosco (Casa Amarela) 7- Nóbrega (Boa Vista) 8- Escola Bernardo Vieira (Jaboatão) 9- ETEPAM (Encruzilhada) 10- Escola Rodolfo Aureliano (Jaboatão) 11- Escola Senador Novaes Filho (Várzea) 12- Escola Henriqueta (Jaboatão) 13- EREM Poeta Mauro Mota (Jaboatão)

Detalhamos aqui os problemas enfrentados por algumas das escolas acima:
EREM Ginásio Pernambucano (Cabugá)
1- Repetição de Cardápio, comprometendo a boa e saudável alimentação do aluno; 2- Falta de papel higiênico nos banheiros; 3- Carteiras quebradas e espalhadas pelo pátio da escola; 4- Falta de manutenção nos aparelhos de ar-condicionado; 5- Em apenas quatro anos de entrega da escola já é possível perceber rachaduras nas paredes, comprometendo a segurança dos alunos.
EREM Ginásio Pernambucano (Aurora)
1- Ventiladores quebrados; 2- Ausência de portas nos banheiros; 3- Não utilização da sala de Informática pelos alunos; 5- Estrutura física em péssimas condições (reboco das paredes e teto caindo, escadas de madeira quebradas e etc); 6- Falta de higiene no Refeitório (presença de animais transmissores de doenças); 7- Alimentação de má qualidade.
Escola Bernardo Vieira (Jaboatão)
1- Quadra há Cinco anos sem uso; 2- Banheiros em más condições; 3- Ausência de refeitório; 4- Carteiras quebradas.
Escola Rodolfo Aureliano (Jaboatão)
1- Falta de segurança; 2- Alimentação de má qualidade; 3- Falta de iluminação; 4- Fiação à mostra comprometendo a vida dos alunos.
Escola Henriqueta (Jaboatão)
1- Ausência de ventiladores; 2- Quadra sem coberta; 3- A escola não possui muros, assim não garante a segurança dos alunos.

Por uma VERDADEIRA VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA encaminhamos este dossiê ao Governador do Estado de Pernambuco, V. Ex.a Paulo Câmara, e ao Secretário de Educação, Frederico Amâncio.
Gratos pela atenção e compreensão de V. S.as, estaremos no aguardo de uma vistoria com a participação de uma comissão estudantil para analisar o caso de cada escola e que, após identificados os problemas, sejam tomadas medidas resolutivas em curto prazo.
Atenciosamente,
Alunos e ex-alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e participantes do Movimento #MeuProfessorMerece
.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)