Após serem barrados, deputados da oposição voltam a cobrar entrada em Itaquitinga

Antônio Assis
0
Obras inacabadas do presídio de Itaquitinga, na Mata Norte. Foto: JC Imagem.

Blog do Jamildo

Dois meses após serem barrados na entrada do presídio de Itaquitinga, cujas obras estão inacabadas, os deputados da bancada de oposição da Alepe voltaram a pedir acesso à unidade. No dia 17 de março, o líder da bancada, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), enviou um ofício ao secretário estadual de Gabinete de Projetos Estratégicos, Renato Thièbaut, pedindo para vistoriar o presídio.
No último dia 09 de fevereiro, os deputados oposicionistas estiveram na obra, mas foram impedidos de entrar, sob a alegação de que não havia sido feito um comunicado formal ao Governo do Estado.
Segundo a bancada, o governo do Estado ainda não deu o pedido. “É um desrespeito do secretário Renato Thièbaut. Eu não sei porque ele não quer deixar os deputados terem acesso às obras. Isto é um desrespeito não apenas à oposição, mas a todo o Poder Legislativo. O secretário acha que nós não temos o papel institucional de visitar e cobrar o Governo do Estado? Faço um apelo ao presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), e ao líder do Governo, Waldemar Borges (PSB), para que possamos ter a devida atenção”, reivindicou Silvio Costa Filho.
Ofício encaminhado pelos deputados. Foto: reprodução.
Ofício encaminhado pelos deputados. Foto: reprodução.
Silvio lembrou que hoje completam 90 dias que o Governo do Estado decretou estado de emergência no Sistema Prisional do Estado -, em função das rebeliões que deixaram um saldo de três mortos -, além da intervenção em Itaquitinga.
Ele também falou sobre a falta de transparência e cumprimento de prazos estipulados pelo próprio governo para dar respostas sobre Itaquitinga.
O parlamentar lembrou que até agora não se sabe qual modelagem jurídica será utilizada no empreendimento, qual a fonte de financiamento que será usada para terminar a obra, e como o será pago o atual débito com os fornecedores.
O líder do Governo na Assembleia, Waldemar Borges, se prontificou a, na próxima semana, informar uma data para a visita da bancada da oposição ou apresentar uma justificativa para a falta de resposta ao pedido de vistoria da obra.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)