Portal da Transparência da Alepe será prioridade da Casa, diz primeiro secretário

Antônio Assis
0
Deputado Diogo Moraes (PSB) diz que vai se empenhar para dar mais transparência à Casa Joaquim Nabuco. Foto: Rodrigo Carvalho/JC Imagem.

Blog do Jamildo

Com a intenção de aproximar o poder legislativo da sociedade, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai trabalhar em cima da criação do Portal da Transparência. Se criada, a estrutura vai permitir que informações a respeito de subsídios, vencimentos, gratificações e remunerações, tanto dos parlamentares quando dos servidores da Alepe, poderão ser disponibilizadas no portal. Nesta segunda-feira (2), o primeiro secretário, Diogo Moraes, se comprometeu a analisar a estrutura da função e a transparência da Casa estará “na ordem do dia”.
“Precisamente sobre o portal, vamos ter uma relatório até o fim da semana e vamos ver o que podemos melhorar”, explicou o parlamentar.
Segundo Moraes, a partir de amanhã, ele terá reuniões para se inteirar das funções. O primeiro secretário é considerado o “prefeito” da Alepe e é responsável por administrar o orçamento e as compras do Legislativo.
Questionado sobre a criação do portal, o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, se eximiu da responsabilidade e afirmou que cabe ao primeiro secretário executar o projeto.
“O presidente da Casa é a rainha da Inglaterra, ou seja, ele manda, mas não governa. A Mesa Diretora é constituída por sete pessoas e cada uma tem a sua responsabilidade. Se você olhar o regimento interno, vai dizer o que cabe a cada um. Então, o Portal da Transparência da Casa, pelo que eu pergunto à assessoria técnica, ele está em funcionamento, mas não é minha função tratar disso”, disse Uchoa, acrescentado que é “analfabeto” na área.
OUVIDORIA – Quanto ao papel da oposição no processo, o líder da bancada, Silvio Costa Filho (PTB), afirmou que o tema está na pauta dos parlamentares. “Nós estamos trabalhando nesse sentido, a ouvidoria pública está sendo criada depois do Carnaval e vai ser muito importante para a população fazer as críticas”, explicou o deputado.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)