HSBC MANTEVE CONTAS SECRETAS DE CRIMINOSOS

Antônio Assis
1 minute read
0
247 - O banco britânico HSBC, através de sua filial suíça, manteve secretas contas milionárias de criminosos orientando sobre como escapar das autoridades do fisco, segundo um dossiê formado por informações bancárias vazadas.
Os documentos, obtidos pelo ICIJ (The International Consortium of Investigative Journalists) por meio do jornal francês “Le Monde”, apontam envolvimentos de ditadores, políticos, realeza, executivos e estrelas de Hollywoood.
Entre os clientes estão pessoas que fazem parte da lista de sanções dos Estados Unidos, como Selim Alguadis, empresário turco que teria fornecido material para o programa nuclear secreto da Líbia, e Frantz Merceron, acusado de ajudar o ex-presidente do Haiti Jean Claude “Baby Doc” Duvlaier, a desviar US$ 900 milhões antes de fugir de seu país.

No período, o HSBC era chefiado por Stephen Green, que deixou o banco em 2010 para ser ministro do Comércio do premiê britânico, David Cameron.
Após as revelações, o banco respondeu: “O HSBC tomou passos significativos ao longo dos últimos anos para implementar reformas e se desfazer de clientes que não cumpriam os novos e rigorosos padrões do HSBC, inclusive aqueles sobre os quais nós tínhamos preocupações relacionadas a pagamento de tributos”.
Brasileiros
O banco também ajudou mais de 8,7 mil brasileiros a depositar US$ 7 bilhões em contas secretas na Suíça. Entre as personalidades figura o judeu libanês naturalizado brasileiro Edmond Safra.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)