Com obras paradas, Laboratório de DNA vira estacionamento da cúpula da SDS

Antônio Assis
0
Obras estão paralisadas há mais de um ano, após construtora entrar na Justiça por atrado de pagamento. Foto: Raphael Guerra/DP/D.A.Press

Raphael Guerra
Diario de Pernambuco

Com as obras paralisadas há um ano, o Laboratório de DNA de Pernambuco, em Santo Amaro, área central do Recife, virou estacionamento privativo para a cúpula da Secretaria de Defesa Social (SDS). O flagrante foi feito pelo Diario na tarde dessa quinta-feira (19). 

O laboratório, que estava sendo avaliado em R$ 2 milhões, deveria estar em pleno funcionamento desde outubro de 2013, mas até agora só um galpão inacabado foi erguido. Isso porque a Milão e Empreendimentos LTDA, vencedora da licitação das obras, pôs fim ao acordo com o governo do estado alegando ter ficado mais de 150 dias sem receber o pagamento previsto em contrato.
Galpão inacabado está sendo ocupado por carros da cúpula da SDS. Foto: Raphael Guerra/DP/D.A.Press (Raphael Guerra/DP/D.A.Press) 
Galpão inacabado está sendo ocupado por carros da cúpula da SDS. Foto: Raphael Guerra/DP/D.A.Press
O galpão está situado na sede da SDS, na Rua São Geraldo. Sem função, já que não há mais prazo para que as obras sejam retomadas, foi colocada uma pequena placa na entrada dele identificando que aquele espaço passaria a ser destinado ao estacionamento privativo de veículos. 

Desde 2012, na tentativa de minimizar um déficit histórico, peritos criminais trabalham em um laboratório provisório, em Jaboatão dos Guararapes. Se o novo centro estivesse em funcionamento, o número de casos solucionados (como identificação de paternidade, identidade de suspeitos de crimes sexuais) aumentaria em aproximadamente 40% por mês. 

O Diario entrou em contato com a assessoria da SDS na tarde da quinta-feira, mas até a tarde desta sexta-feira (20), nenhuma resposta foi dada sobre o assunto. 

Justiça

A Milão e Empreendimentos LTDA entrou com ação na Justiça, em maio de 2014, acusando a SDS de não pagar dívidas relacionadas à obra. O órgão estadual teria passado mais de 150 dias sem cumprir com o pagamento. A denúncia foi feita peloDiario em outubro do ano passado. 

Na época, a SDS divulgou alegou que a construtora é que não cumpriu com a execução do contrato firmado, após vencer a licitação, “descumprindo normas trabalhistas que paralisaram por alguns períodos o andamento da obra”. 

O órgão encaminhou relatório técnico da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em que são apontadas falhas de segurança durante inspeção realizada em 7 de janeiro de 2014. 

Ausência de corrimão e rodapé nas escadas de uso coletivo, ausência de dispositivo de bloqueio e alojamento em péssimas condições foram alguns dos problemas listados - o que provocou, na época, o embargo da obra. 

Memória

Críticas ao atraso de Pernambuco em criar laboratório para exames genéticos são antigas. Em 2009, corpos de vítimas do acidente com o avião da Air France, que caiu no Oceano Atlântico, foram encaminhados ao Recife, mas as coletas de material de DNA precisaram ser levadas para outros estados, atrasando a identificação das vítimas. Em 2011, com o acidente do bimotor da Noar Linhas Aéreas, em Boa Viagem, o problema se repetiu.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)